terça-feira, 19 de julho de 2011

POLÍCIA CIVIL PRENDE MULHER QUE VENDIA “MACONHA HIDROPÔNICA” EM MANAUS


Por Maria Cordeiro - Você sabe o que é maconha hidropônica ou “skank”? Não se avexe, não, pois eu também não sabia. Segure a curiosidade só um pouquinho que já, já, vamos pôr tudo em pratos limpos.

Antes, vamos à notícia:

Ontem à tarde, a Seccional Oeste da Polícia Civil prendeu a cabeleireira Aldine Oliveira de Barros, de 27 anos (foto), dona de uma salão de beleza situado num bairro chique de Manaus, o Vieiralves, Zona Sul.

Ela é suspeita e chefiar uma quadrilha interestadual que teria, nos últimos tempos, trazido de São Paulo para Manaus grandes carregamentos da tal maconha hidropônica ou “skank”.

Aldine não é nenhuma neófita no tráfico, embora seja a primeira vez que tenha sido presa. Segundo os investigadores, ela é viúva do traficante Paulo Macena de Souza, 28 anos, o “Paulinho Pé-de-pano”, executado a tiros dentro de seu carro em junho do ano passado.

De acordo com o chefe de investigação da Seccional Oeste, Aluisio Lopes, a maconha hidropônica é também conhecida como “a maconha do sexo”, por causa de seus “efeitos afrodisíacos”. É bom que se diga que sobre isso não há nada cientificamente comprovado. É provável que esses decantados “efeitos afrodisíacos” não passem de invencionice de cérebros enfermos.

Também foram presos Ludi Pimenta, 24, que havia chegado de São Paulo com boa quantidade da droga escondida na mala de viagem, e Thiago Lima, 25.

O QUE É MACONHA HIDROPÔNICA OU “SKANK”



É uma espécie de maconha (cannabis sativa) cultivada em laboratório, com efeito concentrado. Não chega a ser uma maconha transgênica, porque a estrutura molecular da semente não é modificada.

A diferença está no cultivo, feito em estufas com tecnologia hidropônica — plantação em água, como ocorre com algumas espécies de alface.

O que diferencia o skank da maconha comum é a capacidade entorpecente. Em ambos, o princípio psico-ativo é o tetra-hidro-canabinol (THC). Na maconha, a concentração percentual nas folhas, flores e frutos prensados fica em torno de 2,5%. No skank, estudos apontam que o índice de THC pode ser de até 17,5%. Com isso, a quantidade necessária para a planta modificada produzir a mesma sensação da normal é muito menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário