segunda-feira, 15 de agosto de 2011

GOVERNO DO AMAZONAS INAUGURA AMANHÃ CENTRO INTEGRADO DE MULTIAGÊNCIAS PARA COMBATER QUEIMADAS


O Governo do Amazonas lança amanhã, terça-feira, 16 de agosto, o Centro Integrado Multiagências do Amazonas (Ciman-AM), uma estrutura operacional que irá somar esforços de órgãos estaduais e federais no monitoramento e combate às queimadas e incêndios florestais. O lançamento ocorre às 9h no auditório do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros (avenida Codajás, 1503, Petrópolis, Zona Sul).

Idealizado para fortalecer a atuação do Governo Estadual contra os focos de calor nos 62 municípios, o Ciman-AM terá uma sala de situação instalada na sede do Corpo de Bombeiros, onde será realizada a coordenação de atividades de planejamento, inteligência, logística e emissão de boletins.

A estrutura do centro será responsável por receber denúncias, definir medidas e movimentar brigadas em casos de queimadas e incêndios em todo o Estado. O contato direto com o Ciman-AM poderá ser feito através do número 3663-4238, que estará disponível à população e secretarias de meio ambiente municipais.

Além da base em Manaus, focada no atendimento à Região Metropolitana, o centro integrado terá outras duas bases regionais, sendo uma na região sul do Estado, em Humaitá (a 675 quilômetros da capital) e outra na região leste, no município de Apuí (a 453 quilômetros de Manaus). A escolha desses pontos foi estratégica por contemplar o atendimento nas cidades próximas.

O Ciman-AM tem a coordenação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SDS), Corpo de Bombeiros (CBMAM), Defesa Civil do Amazonas e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente). Também estão envolvidos o Instituto de Proteção Ambiental (Ipaam), Batalhão Ambiental da Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).



Durante o lançamento do programa, representantes do Governo do Amazonas apresentarão o quadro geral da situação das queimadas, incêndios florestais e focos de calor no Amazonas, bem como os resultados das ações preventivas e educativas já implementadas ao longo deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário