quinta-feira, 1 de setembro de 2011

ANATEL PODE MULTAR A VIVO EM R$ 50 MILHÕES CASO FIQUE COMPROVADA FALHA DA OPERADORA

Marcos Rotta com representantes da Vivo: jogo duro



Ao admitir falha de energia no equipamento interno, a Vivo vai ressarcir os 2,1 milhões de clientes da operadora no Amazonas. No último dia 29, os usuários da empresa ficaram sem serviço por três horas. Para reparar os danos, a Vivo se comprometeu em enviar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) uma proposta indenizatória, durante audiência pública, na manhã de hoje (1º), proposta pelo presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (CDC-Aleam), deputado estadual Marcos Rotta (PMDB).

Além de avaliar a proposta de ressarcimento da operadora, a Anatel também deverá concluir o relatório investigativo em torno do ‘apagão’ sofrido na última segunda-feira. Caso seja comprovada que houve negligência por parte da empresa, esta poderá ser penalizada com uma multa de até R$ 50 milhões.

“Há dois tipos de interrupções: as imprevisíveis e as contornáveis. Neste caso da Vivo, o problema foi nos equipamentos internos da operadora — baterias e retificadores, que em conjunto ocasionaram o apagão. A investigação técnica vai esclarecer o real motivo que acarretou essa problemática. Se for constatada que a culpa é somente da empresa, uma multa será aplicada em função de cada usuário afetado (pré-pago e pós). O valor da pena é proporcional ao número de clientes e ao tempo de interrupção e pode chegar a até R$ 50 milhões”, explicou o gerente regional da Anatel, José Gomes Pires.

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