O Amazonas está entre 12 estados do País que assinaram, na terça-feira (22), um termo de cooperação para enfrentar a homofobia. O acordo foi realizado entre a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP/AM) e a Secretaria de Direitos Humanos do Ministério da Justiça, em Brasília.
O termo de cooperação determina que os Estados deverão prestar apoio a todas as atividades e ações propostas pelo Ministério da Justiça em defesa da população de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis (LGBT), principalmente, a partir do apoio à instalação de centros de referência em direitos humanos.
Coronel Vital: mudança de mentalidade
De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel Paulo Roberto Vital, o acordo vai preparar os policiais do Estado para que preencham um campo específico sobre orientação sexual e identidade de gêneros nos formulários de registro de ocorrência policial. A questão também passa a compor a grade de disciplinas nas escolas de formação dos profissionais de segurança pública.
Para o secretário, a ação é uma iniciativa para combater os casos de violência contra gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. "Como qualquer cidadão brasileiro, os homossexuais possuem direitos que devem ser respeitados, independentemente da escolha sexual que fizeram. Por acreditar nisso, assinamos esse termo de cooperação e vamos partir para a prática", afirmou Vital.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário