Por Édi Prado - Outro dia li num jornal local que estão querendo chamar mais 80 delegados aprovados no último concurso da Polícia civil.
Na opinião de Moacir, o último concurso
da Polícia Civil não deve mais ser aproveitado
(Foto: Reprodução / Internet)
Hoje de manhã, o BLOG DO ANTÔNIO ZACARIAS procurou o presidente do Sindicato dos Funcionários da Polícia Civil do Amazonas (Sinpol-AM), Moacir Maia, para saber o que ele pensa sobre isso.
“Sou contra”, disse Moacir, sem pestanejar. E explicou por quê: “Esse último concurso da Polícia Civil está moralmente desgastado, houve muitos questionamentos na Justiça. Além do mais, todos os delegados aprovados dentro do número de vagas previsto no edital já foram nomeados. E no edital não há previsão de cadastro de reserva”.
Moacir afirmou ser favorável à realização de num novo concurso, “com todas as garantias de lisura necessárias”.
E OUTRA, O NOVO CONCURSO DA POLÍCIA CIVIL DEVERIA PREVER UM CARGO ÚNICO, OU SEJA, AGENTE DE POLÍCIA TENDO COMO ATRIBUIÇÕES NÃO SOMENTE AS DO CARGO DE INVESTIGADOR, MAS TAMBÉM, A DE ESCRIVÃO, ISSO SERIA ÓTIMO PARA O ATENDIMENTO DA POPULAÇÃO E NO EQUILIBRIO DENTRO DA POLÍCIA CIVIL NO QUE TANGE A FALTA DE ESCRIVÃO E NO SACRÍFICO PELO QUAL PASSA.
ResponderExcluirE isso ae Moacir!!
ResponderExcluirEsse concurso passado foi uma pilantragem!!
Tem que haver um novo concurso, pois a maioria desses candidatos estão se segurando por liminares absurdas concedidas pela justiça!!
Façam um novo concurso ano que vem(2013), e por favor, contratem uma Organizadora de concursos descente como a Cespe-UNB ou FGV.
Chega do Estado do Amazonas passar vergonha frente ao resto do país com concursos fraudulentos, como o da POLICIA CIVIL(2009) e da DEFENSORIA PUBLICA(2011).
Governador seja um homem sensato e não nomeie mais ninguém, pois novas nomeações acarretaram em entraves na justiça novamente.
O Senhor quer moralizar a Policia do Estado do Amazonas, e para isso deve moralizar desde a fase de ingresso nas Instituiçoes de Segurança(Concurso publico) não dando chance para oportunistas que não detém conhecimento para ingressarem na carreira e querem por meios obscuros serem funcionários públicos.
Ele é contra???? Já sabiamos disso.
ExcluirÉ Natural que todos os Candidatos que não foram aprovados neste concurso seja contra os que foram aprovados, tendo em vista a realização de um novo certame para tentar novamente a sorte.
Ele não é o mesmo que falou, em uma entrevista, ser a favor de novo concurso regionalizado para o Cargo de Delegado? Ora, quem tem o mínimo de conhecimento jurídico logo percebe a inconstitucionalidade, ilegalidade e imoralidade desta alternativa colocada por ele. Em um Estado Federado, querer limitar a participação de candidatos de outros estados é no mínimo tendencioso e afronta a Constituição Federal.
DEVE SER POR ISSO QUE NÃO PASSOU NO CONCURSO E NEM IRÁ PASSAR NO PRÓXIMO CASO CONTINUE SEM ESTUDAR.
Infelizmente... Tenho que concordar
ResponderExcluirCompleto desconhecimento do edital que rege o concurso da PCAM - 2009 ou das normas do sistema jurídico.
ResponderExcluirSó podemos acreditar que o Sr. Moacir não deva ter lido o edital para afirmar erroneamente tais coisas, pois se tivesse lido antes de opinar não pagaria tamanho mico. Senão vejamos o que diz o próprio edital:
"14.3 Os demais candidatos não eliminados poderão vir a ser convocados posteriormente, por conveniência da POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO AMAZONAS, observada rigorosamente a ordem de classificação e o prazo de validade deste concurso."
"15.6 Além dos candidatos aprovados dentro do número de vagas ofertado neste Edital, os demais candidatos não eliminados neste Concurso Público integrarão a lista de classificação que será utilizada em função das necessidades
da Polícia Civil o Estado do Amazonas, enquanto da vigência de validade do Presente Concurso Público."
Diante destas regras, e aliada aos fatos que compõem a celeuma, onde o Estado em várias oportunidade já demonstrou a verdadeira necessidade de contratar 350 delegados, a violação da Súmula 15 do STF, observamos o enquadramento do caso aos julgados dos Tribunais Superiores, que veem decidindo reiteradamente que a mera expectativa de nomeação dos candidatos excedentes, transmuta-se para Direito Líquido e Certo a tomar posse, caso comprovado a existência de cargos vagos, a preterição ou contratação precária de agentes (PMs) para preencher cargos para o qual se destina o concurso.
Alias, quem deseja ter outra chance para fazer o concurso para Delegado, naturalmente vai ser contra os Aprovados neste concurso, pois não deu conta de passar neste e nem dará de passar no próximo, ainda mais se for o CESPE ou FCC.
Então, podemos concluir que neste momento, a melhor solução para o caso é a convocação dos aprovados, tendo em vista que diante de um direito o Estado não pode deixar de observar o princípio da legalidade.
Então, para evitar uma chuva de Mandados de Segurança, Ações cautelares, Liminares e mais liminares travando o novo concurso, o melhor a fazer é garantir uma nova turma para os aprovados deste concurso e logo após realizar o novo concurso para preencher o restante das 350 vagas para Delegado que sobrarem. Qualquer gestor sensato sabe disso.
Além do mais, a convocação dos candidatos só beneficia a própria polícia que necessita de novos Delegados imediatamente para atuar no interior e no Programa do Sr Governador, Ronda nos bairros.
SERÁ QUE O MOACIR QUE HOJE SE POSICIONA CONTRA A NOMEAÇÃO DOS CANDIDATOS APROVADOS, É O MESMO MOACIR QUE CONSTA NA LISTA DO CETAM COM NOTA 51, O QUAL FICOU NA 824º POSIÇÃO E QUE TENTOU PARTICIPAR DAS DEMAIS FASES DO CONCURSO POR VIA JUDICIAL E FOI BARRADO PELA 3ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA Nº DO PROCESSO 0260495-55.2011.8.04.0001???? E MESMO ASSIM, NÃO SATISFEITO RECORREU PARA O TRIBUNAL PARA EXPERNIAR NOVAMENTE?
ResponderExcluirO NOME DOS DOIS PARECE SER O MESMO, MOACIR MAIA FREITAS. ASSIM FICA FÁCIL DE ENTENDER A AGONIA POR UM OUTRO CONCURSO.
AGORA ENTENDEMOS O POR QUÊ DESSE POSICIONAMENTO. NÃO CONSEGUIU SER APROVADO DENTRO DO NUMERO DE VAGAS,ALIÁS NEM PASSOU PERTO 824º, NÃO CONSEGUIU ENTRAR NO CURSO POR MEIO DO JUDICIÁRIO E AGORA TENTA DE TODAS AS FORMAS PRESSIONAR POR UMA NOVA CHANCE DE ENTRAR NO CARGO DE DELEGADO.
SR MOACIR, NÃO É A NOMEAÇÃO DOS APROVADOS NESTE CONCURSO QUE IMPEDIRÃO A POSSIBILIDADE DE ABRIR UM NOVO CONCURSO PARA O SENHOR TENTAR NOVAMENTE SE HABILITAR PARA O CARGO. NÃO É AGINDO CONTRA QUEM TEM DIREITO QUE O SR IRÁ PASSAR, MAS SIM ESTUDANDO O SUFICIENTE PARA O CARGO. A INVEJA É UMA COISA MUITO FEIA. VÁ ESTUDAR PARA O PRÓXIMO CONCURSO, QUEM SABE AO MENOS NÃO SEJA ELIMINADO, POIS A PROVA SERÁ MUITO MAIS DIFÍCIL QUE A ULTIMA QUE O SENHOR NAO SE CLASSIFICOU ENTE OS 300.
O nobre Moacir não passou no concurso para delegado, ficou em 824º na colação do ultimo concurso para delegado, com nota 51, entrou na justiça tentando uma proeza igual a do quinteto e levou uma tacada da juiza Proc nº 0260495-55.2011.8.04.0001. Não satisfeito, recorreu e esta aguardando decisão do TJAM. Isso demonstra que seu interesse é pessoal e não a opinão da classe que o mesmo representa...quero ver a midia publicar isso...
ResponderExcluirNão adianta o Moacir barrar a convocação dos aprovados no ultimo concurso ele tem é que estudar e muito para passar no próximo!...ou vai buscar subterfúgios igual ao quinteto?
ResponderExcluir(pois a colocação do moacir no ultimo concurso para delegado foi lá pelos 800 e ainda entrou na justiça para buscar um lugar ao sol...ainda bem que nesse caso a justiça no cedeu ao seu interesse)
Estamos aguardando a liberação das nossas postagens, Sr Antonio Zacarias, pois cremos que o senhor preze pela imparcialidade do seu blog, como está escrito no início "A verdade da informação em primeiro lugar"!
ResponderExcluirA verdade é que as liminares concedidas favoreceram os delegados que estão no cargo, em detrimento dos candidatos efetivamente aprovados que estão esperando a convocação.
ResponderExcluiro Presidente, Moacir, não passou no concurso, ficou em 824º com nota 51, entrou na justiça e não conseguiu sua liminar - Proc nº 0260495-55.2011.8.04.0001 . Não satisfeito, recorreu e esta aguardando decisão do TJAM.
ResponderExcluirAoas TURISTA DO SINPOL-AM, VOCÊS TEM É QUE SE PREOCUPAREM É COM O QUE O SINPOL TEM QUE FAZER PARA SEUS SINDICALIZADOS, COMO PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE ADVOCACIA DIGA-SE DE PASSAGEM NÃO MELHOROU NADA UM EXMPLO É DOS POLICIAIS DO FERA QUE TIVERAM QUE CONTRATAR ADVOGADOS DE FORA GASTANDO O QUE NÃO TINHAM, PAREM DE VIAJAR PARA OUTRO ESTADO COM A DESCULPA DE ESTAREM RESOLVENDO PROBLEMAS DA CLASSE, ESTÃO REPETINDO O QUE O AILSON E O HILTON FAZIA, E NÃO RESOLVIAM NADA...QUEM NÃO QUER PASSAR QUATRO ANOS MAMANDO NAS TETAS DOS SINDICALIZADOS SEM DESPESAS NEHNUMA OU MELHOR PASSANDO AS DESPESAS PARA AS CONTAS DO SINDICATO.
ResponderExcluirvc já foi identificado, é lotado no fera, é um advogadozinho falido que só passou para investigador espere...
ExcluirHa uma inversao de valores os injusticados sao esses
ResponderExcluirConvocacao e licita e plenamente legal. Foram aprovados, concluiram todas as fases
ResponderExcluiranalfa, não tem cadastro de reserva. Tu sabes o que é isso?
ExcluirNão se meta nisso vai cuidar dos policiais que precisão dos serviços do sindicato.
ResponderExcluirSanta ignorância!!! Sr. Moacir, vai estudar mais um pouco para pelo menos fiar entre os excedentes.
ResponderExcluirAntonio Zacarias, a título de sugestão, buscando a melhor compreensão dos fatos, seria interessante questionar os membros da cúpula da Segurança Pública, se o pleito dos candidatos classificados remanescentes é lícito ou não. Afinal, Sindicato deve se preocupar com seus sindicalizados, ou seja, agentes da Autoridade Policial, aspecto administrativo. Data vênia, a opinião do Moacir é tendenciosa e surge num momento delicado e inoportuno.
ResponderExcluirPENSEM BEM COMPANHEIROS NA PRÓXIMA ELEIÇÃO PARA O SINPOL É ISSO AÍ QUE VCS QUEREM ?
ResponderExcluirNo concurso de Delegado fiquei na lista de espera, mas não fico chorando pelos cantos, sei que nesse próximo concurso Passarei SEM MANDADO DE SEGURANÇA (remédio Juridico para Fracos)
ResponderExcluiro Moacir Tá é certo se ele fosse um pilantra articularia PAR SER NOMEADO COMO O QUINTETO FEZ. POIS O MOACIR TEM MORAL COM O GOVERNADOR.
ResponderExcluirTodos esses comentarios são tendenciosos. criticar o moacir por sua opiniao certa bando de covardes. teve um babaca que disse que era inconstitucional o concurso reginalizado dizendo que fere o pacto federativo santa ignorancia, pois quando ele falor em regionalizar o concurso foi dividir o amazonas por calha de rios, e não impedir que outros candidatos de outros estados. vao estur bandos de burros.
ResponderExcluirTo contigo moacir, voce pra mim ta sendo o melhor presidente que o sinpol já teve.
ResponderExcluirGostei moacir é isso mesmo esse concurso já troxe muitos desgastes pra noss instituiçao
ResponderExcluirsenhores, todos estão esquecendo do principal responsável por todo esse desgastes, ele se chama MÁRIO CESAR,enquanto nos engalfinhamos, o MC, principal criador de tudo isso está se saindo como coitadinho, e ninguém fala nada sobre essa situação. Vou além, se é um investigador ou um escrivão que cometa algum deslize que venha ter a mesma repercussão, coitados, seriam exonerados no momento que a imprensa colocasse isso a público. É meus amigos nos esquecemos muito rápido das coisas.
ResponderExcluirtodos esses comentários contra o Moacir, são feitos por uma única pessoa que é no mínimo covarde, recalcado, 3 vezes 8, burro (porque não passou para delegado) é assessorado por "baiano" (mais burro ainda)e tem posição previlegiada na DG.
ResponderExcluirNossa Carta Magna subsistente (art. 37, III) prevê a possibilidade de prorrogação do Concurso Público, verbi gratia: "III - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;". Tal regra foi ratificada pelo Edital 001/2009-PCAM. Diante dos critérios de economia, conveniência e oportunidade, o Exmo. Governador Omar Aziz, o MD Delegado Geral Josué Rocha, O MD Secretário de Segurança cel. Paulo Vital e o DD Procurador Geral, demonstraram uma vez mais a preocupação com a segurança deste grandioso Estado. Parabéns a ditas pessoas e ao Exmo. Governandor Omar Aziz que uma vez mais demonstrou que tem sido um ícone na defesa e melhoria da segurança do povo amazonense.
ResponderExcluiro concurso de 2009 foi uma vergonha para o Estado do Amazonas, repleto de fraudes. o certo é fazer um novo concurso para o cargo de delegado!
ResponderExcluir