segunda-feira, 22 de outubro de 2012

DE OLHO NA SAÚDE MENTAL DE INVESTIGADORES, DELEGADOS E ESCRIVÃES, POLÍCIA CIVIL PROMOVE A VII SEMANA DE SAÚDE


Na modernidade e a corrida do dia-a-dia, muito se fala sobre o nível de estresse enfrentado pela população mundial. Algumas profissões estão no pódio entre as que mais sofrem dessa tensão nervosa, definida como doença do século 21 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Médicos, professores e policiais estão entre os mais afetados.


O policial civil vive na pele situações perigosas durante o exercício da profissão. O atendimento a população, prisões, situações de homicídios, latrocínios, tiroteios e violência de um modo geral são comuns e podem alterar o controle físico e psicológico desse profissional, que figura como peça importante na segurança pública da sociedade.

Além do trabalho convencional, o policial atua como mediador entre os envolvidos em uma ocorrência, muitas vezes no primeiro contato com as vítimas, tornando-se psicólogo, através do diálogo e da forma que ele vai conduzir a ação durante o processo policial.

Pensando nisso, a Polícia Civil do Amazonas promove a partir desta segunda-feira a VII Semana de Saúde, com o objetivo de valorizar o profissional da instituição. Serão oferecidos, gratuitamente, massagem relaxante, serviço de assistência social, limpeza e aplicação de flúor, corte de cabelo e maquiagem, ginástica laboral, estande de serviços oferecidos pela Associação de Alcoólicos Anônimos (AAA), painéis informativos, aferição de pressão arterial e glicose e exame oftalmológico.

28 comentários:

  1. Perito não é mais policial civil???

    ResponderExcluir
  2. Conheço dois delegados que tem problemas mentais e trabaham em delegacias, estes ficam estressados e tem surtos, não sei porque permitem isso eles precisam se tratat, pois colocam em risco a vida de todas as pessoas que estão por perto, visto que os referidos policiais usam armas e falam constantemente em sair atirando nas pessoas quando algo dá errado.Essas pessoas tem vergonha de admitir sua e procurar ajuda profissional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo plenamente, pois na delegacia em trabalho tambem existe um delegado nessas condiçoes!!

      Excluir
    2. Na delegacia em que trabalho o escrivão ri sozinho e o investigador conversa com as mãos, depois da frustração da promoções dos 905 PCs eles ficaram assim.

      Excluir
  3. Os Peritos são os profissionais mais qualificados de toda a PC. Não existe delegado, investigador e escrivão que chegue aos pés de um Perito Criminal em termos de qualificação. Nem na UEA tem tantos mestres e doutores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. viiiiiixxxxxeeeeeeeee nenen.

      Excluir
    2. Mas tu ganha bem pra isso! se não tá satisfeito cai fora! porque ninguém lembra de vcs mesmos, nem sabia que vcs existiam, quem tem que ser lembrado é o pobre do escrivão este sim é o que mais trabalha nas delegacias. Vc veio de outro Estado achando que iria ganhar uma boa grana e ficar de pernas pro ar, se deu mal.

      Excluir
    3. Quem ganha bem é um juiz.... o coitado do perito sofre com nossos míseros 10 mil por mês... Para de ser pobre de espírito meu camarada.

      Excluir
  4. Venhamos e Convenhamos.
    Nem Perito criminal é POLICIAL CIVIL, pois POLICIAL CIVIL é o funcionário público investido para tal no trato com o CRIME EM GERAL como um todo, investiga, prende, mata e morre na troca de tiros com qualquer bandido.
    Enquanto isso o(a) Perito(a) não investiga nada pois até o laboratório implantado pelo governador Eduardo Braga nunca existiu (como é do feitio do ex-governador ele só queria pegar a BABITA DO PROJETO), não existe e não vai existir nunca, não tem material pra trabalhar para que assim o Perito possa desvendar crimes através do estudo científico.
    Portanto o PERITO E BOS.. É A MESMA COISA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vc não deve ser policial também... pois qualquer investigador que realmente trabalhe em local de crime sabe que existem várias classes de peritos, e os que ficam internos em laboratório são a minoria. E qualquer investigador tbm sabe o quanto é difícil a vida de perito criminal DE LOCAL tendo que realizar o trabalho de campo COLETANDO provas com o pouco material que têm, e devido ter que responder diretamente ao tribunal pelos laudos emitidos. E ainda ter que ouvir este tipo de comentário desinformado!
      Um abraço, companheiro...

      Excluir
    2. O que acho engraçado é que na hora de pedir união e associação ao SINPOL para aumento salarial ou greve ou qualquer outro interesse todo mundo lembra dos Peritos, depois disso os esquecem e os desprezam.

      Excluir
  5. Faça o seguinte...venha falar que perito é um bosta amanha na minha cara no meu plantão...por causa de imbecis como vc que a policia esta como esta...ninguém se une..cada um só quer ver o seu umbigo e nada mais...eu tenho orgulho de primeiro me considerar POLICIAL CIVIL e depois PERITO CRIMINAL...que pena que pessoas como vc acha que policial tem que ser matador e mais nada...

    ResponderExcluir
  6. ESCRIVÃO É PERITO,DELEGADO, INVESTIGADOR E SÁBIO.

    ResponderExcluir
  7. Fico triste que colegas de profissão tenha essa imagem dos Peritos, sou policial civil lotado na DEHS e rotineiramente encontro esses profissionais em local de crime. Posso garantir que na medida do possível eles desempenham seu trabalho com muita presteza e que muito tem contribuido para elucidacao de crimes. E o que mais importante, quando a prisao é feita é estruturada com os laudos deles dificilemente vai ser relaxada na lá frente. Além disso, acrescento que lá tem doutores de verdade. Talvez você que fez o triste comentário acima não saiba nem o que é isso.
    Abcs a todos os nobres colegas e tenhamos uma boa semana da saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, muito obrigado pelo reconhecimento... Nós peritos tentamos sempre o melhor com as precárias condições que temos.

      Excluir
  8. Pela sua logica, então Escrivão também não é Policial Civil, pois não troca tiro com bandido também, que eu saiba...sem falar nos inumeros investigadores em funções administrativas... ¬¬

    Vamos respeitar a perícia que já resolveu vários casos, muito embora lhe falte estrutura para poder resolver muito mais, conforme foi bem colocado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo não vamos entrar em discussões q não engrandece ninguém.
      sejamos sábios, cada um tem sua importância no processo penal.

      att.
      Perito Criminal

      Excluir
  9. Será que ainda tem investigador e delegado analfabetos que ainda pensam assim? Sem o perito e escrivão não existira a PC, já que a mesma é a Polícia Judiciária. Da mesma forma sem investigadores e delegados tb não haveria a instituição PC. Então vamos deixar de ser burros e honrem seus cursos superiores.

    ResponderExcluir
  10. Esse é um dos motivos de a Polícia Civil está do jeito que está, sem força, sem tanto prestígio junto aos Governador,os próprios profissionais não conhecem o trabalho dos colegas de outras categorias, e ficam falando bobagem, demonstrando um imenso desrespeito pela polícia como um todo.

    ResponderExcluir
  11. Sou perito tbm, e juro por deus que não vejo aonde pode-se chegar com comparações entre cargos ou mesmo menosprezando os colegas de outras funções, sejamos sábios nosso inimigo é/são outros (políticos, traficantes [deveriam ser], e advogados/juizes corruptos), devemos todos PC's nos unirmos e fim de papo, a vida será melhor pra todos ;). Abrçs e boa semana da saúde.
    mumumumu

    ResponderExcluir
  12. Já leu o CPP??? Talvez vcs nem saibam o que é isso, pra falar assim de perito. Lá descreve a função de perito e delegado (dos outros não). Vão estudar e conhecer melhor a instituíção em que trabalham. A senasp está oferencendo cursos gratuítos!!! Sai detrás da mesa e leia alguma coisa sobre a polícia e aproveita essa VII semana de saúde pra tratar a saúde mental de vcs. Deve ter algo na mente dos senhores que impede de reconhecer o trabalho do perito. Vcs estão precisando de tratamento mental, só pode... Aproveitem! Peritos cadê aquele brilho nos olhos???

    ResponderExcluir
  13. Senhores, o foco da reportagem não é o perito e sim a saúde do policial q anda mal...
    CADE O ADICIONAL DE INSALUBRIDADE QUE TODOS NÓS PERITOS E DEMAIS POLICIAS CIVIS TEMOS DIREITO... SE ATÉ O BIBLIOTECÁRIO DA ALE-AM TEM DIREITO E RECEBE ESSE ADICIONAL, SERÁ Q O POLICIAL CIVIL QUE VIVE EM CONDIÇÕES INSALUBRES NÃO TEM ESSE DIREITO?
    DEIXEM DE SER IGNORANTES E ABRAM SEUS OLHOS PARA O QUE VERDADEIRAMENTE INTERESSA...

    essa atual administração da policia civil só gosta é de mídia...

    ResponderExcluir
  14. ACORDEM..... CADE O ADD DE INSALUBRIDADE Q TEMOS DIREITO.

    ResponderExcluir
  15. Voces estão dando ibope pra outros baixarem a lenha na classe, criem vergoha, fechem seus computadores e notebooks e vão trabalhar para os crimes elucidar o resto será acrescentado.
    Ziza.

    ResponderExcluir