domingo, 30 de maio de 2010

DONO DE EXTENSA FICHA CRIMINAL, ALFREDO PAES SERÁ NOMEADO SECRETÁRIO DE FINANÇAS POR AMAZONINO. POR QUÊ?


Na próxima terça-feira, Alfredo Paes será nomeado secretário municipal de Finanças. Das duas, uma: ou o prefeito Amazonino Mendes (foto) está ficando senil, ou acredita na inocência de Alfredo Paes. Há ainda uma terceira hipótese, a mais provável, dirão seus desafetos: Amazonino quer aumentar seu já milionário patrimônio, quase todo construído, segundo as más línguas, com dinheiro furtado de cofres públicos.

Talvez a terceira possibilidade seja mesmo a mais plausível, se forem levadas em conta as acusações que pesam sobre Alfredo Paes e a fama de amante de dinheiro do contribuinte, granjeada por Amazonino ao longo de sua vida pública. A julgar pela longa ficha criminal de Paes, dir-se-ia que a sua ida para a Secretaria de Finanças de Manaus seria algo como pôr uma raposa para tomar conta de galinheiro.

Paes responde na Justiça Federal a processo por formação de quadrilha, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, tráfico de influência, sonegação fiscal, improbidade administrativa e crime contra a lei de licitações. Ufa! Quase perco a respiração. O futuro secretário já chegou até a ir para a cadeia. Foi Preso pela Polícia Federal em 10 de agosto de 2004, acusado de fraudar licitações promovidas pelo Governo do Amazonas. Paes faria parte do suposto esquema criminoso chefiado pelo ex-deputado estadual Antônio Cordeiro. “O intenso relacionamento para fins ilícitos entre Cordeiro e Alfredo pôde ser percebido ao longo da investigação policial (...), contendo diálogos telefônicos, liberação de pagamentos, indo até a entrega de propina por Cordeiro ao então secretário da Fazenda, toda fotografada e depois confirmada em declarações de envolvidos”, afirma relatório da Polícia Federal.

4 comentários:

  1. Deu no Blog do Holanda

    O prefeito Amazonino Mendes nomeia, na terça-feira, Alfredo Paes como novo titular de Finanças. Alfredo assume constrangido. Não se desembaraçou como esperava do processo movido contra ele na Justiça Federal. Paes responde por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, sonegação fiscal, trafico de influência, crime contra a lei de licitações e improbidade administrativa. O secretário estava entre os 20 presos em 10 de agosto de 2004 pela Polícia Federal sob a acusação de fraudar licitações no Estado do Amazonas.

    Alfredo nega que tenha participado do esquema que tinha como cabeça o ex-deputado Antonio Cordeiro. Mas documentos, inclusive vídeos e áudios levantados pela Policia Federal confirmam que ele não apenas participava do esquema, como recebia dinheiro em espécie da organização criminosa.

    O relatório da Policia Federal sobre a participação do secretário na Orcrim é minucioso. "O intenso relacionamento para fins ilícitos entre Cordeiro e Alfredo pôde ser percebido ao longo da investigação policial, motivando a elaboração do item 1.6 do Auto Circunstanciado nº 005/2003, contendo diálogos telefônicos, liberação de pagamentos, indo até a entrega de propina por Cordeiro ao então Secretário da Fazenda, toda fotografada e depois confirmada em declarações dos envolvidos", diz o documento da PF.

    Veja um dos trechos do documento:

    "O item 1.6 do auto circunstanciado em referência merece análise detida, pois permite acompanhar, com seqüências de áudios e vídeos, toda uma negociação entre o secretário Alfredo Paes dos Santos e o deputado Cordeiro, visando à liberação de pagamentos pela Sefaz, com participação do coordenador do grupo-tarefa, Laerte Carlos Monteiro Maués. com efeito, após conseguir a liberação do pagamento para a Pointer, o deputado Cordeiro determina a Isaltino Barbosa que providencie uma "encomenda", que deveria ser entregue ao secretário Blfredo Paes dos Santos e a Laerte Maués, ficando claro que a referida encomenda era dinheiro vivo (item 1.6.5).

    Em seguida, Isaltino Barbosa se reporta a Pedro Dutra Prestes, e ambos comentam sobre as dificuldades, decorrentes da falta de "reserva" (item 1.6.6). a par disso, o próprio deputado Cordeiro tece comentários sobre a cobrança de uma "baba" que deveria ser dada ao secretário de estado. como Isaltino pondera com Cordeiro a dificuldade de conseguir quantia tão elevada em pouco tempo, em virtude falta de "reserva de saque",

    Isaltino Barbosa entregar a Cordeiro a parte de que já dispunha em espécie. No dia seguinte, a equipe de vigilância acompanha Isaltino Barbosa saindo da empresa Pointer, portando um envelope pardo (item 1.5.10), e se encontrando com o deputado Cordeiro no estacionamento do restaurante Suzuran (item 1.5.11), quando lhe foi entregue a encomenda (dinheiro), um envelope pardo de volume considerável. Ato contínuo, o deputado se dirige à Sefaz para se encontrar com o secretário Alfredo Paes no estacionamento daquele órgão, a fim de lhe repassar a aludida "encomenda".
    A ganância deste último é tal, que, tendo se retirado do prédio da Sefaz minutos antes do contato telefônico de cCordeiro, propõe-se a dar meia-volta imediatamente, para o encontro que ocorre no estacionamento."

    ResponderExcluir
  2. Os Fazendários não acreditam e a grande maioria não sabe dizer se a Corregedoria da SEFAZ abriu sindicância para apurar essas denúncias, visto que o Sr. Afredo Paes é servidor efetivo de Carreira. Seria bom que o MP visse quas providências administrativas foram tomadas. O que se sabe é que, desde o ocorrido, ele assessora o secretário Isper.

    ResponderExcluir
  3. O Amazonino deve tá senil mesmo. Um dia diz que apoia o Omar, noutro dia diz que só o apoio 99%. Agora quer nomear o ladrão do Alfredo Paes para a Secretaria de Finanças. Interne o Amazonino antes que ele acabe com Manaus.

    ResponderExcluir
  4. Enquanto isso, numa cidade do estado do RJ chamada MARICÁ, MARIA HELENA ALVES OLIVEIRA, ex-secretária de fazenda de Manaus e Nova Iguaçu, responde a mais de 16 ações por "licitação dirigida", "difamação", "fraude" e outras improbidades. VEJA +

    http://www.itaipuacusite.com.br/2011/07/nova-marica-nova-iguacu.html

    ResponderExcluir