Por Antônio Zacarias - A ignorância jurídica de alguns jornalistas amazonenses acaba provocando confusão na cabeça dos leitores. Em sua edição de hoje, 24, o jornal “A Crítica” veicula, na página C8, um título que é pura desinformação: “MPF NEGA PEDIDO DE LIBERDADE A RÉUS”.
Quem foi o infeliz que disse ao repórter que escreveu essa mensagem que denegar (ou deferir) pedido de liberdade é competência do Ministério Público? Quem foi o infeliz? Quero saber, para mandá-lo pastar com asininos. O que o Ministério Público faz , em casos como esse apontado pelo título, é emitir parecer, é dizer se concorda ou não com o pedido de liberdade formulado pelo réu (ou réus).
Ao magistrado é que cabe decidir se acata ou não o pedido, se dá guarida ou não ao parecer do Ministério Público. É assim que funciona, é assim que a informação deve chegar ao leitor.
Dá-lhe professor Zaca, ensine esses repórteres incompetentes a fazer jornalismo. Obrigado pela aula. Seu blog é de mais.
ResponderExcluirJá se foi o tempo em que a gente acreditava em tudo que lia nos jornais, hoje os jornais tão cheiops de repórteres mal informados e mal formados. Admiro muito o seu blog e a sua cultura mestre Zaca.
ResponderExcluirAs faculdades de jornalismo no Amazonas pioraram nos últimos anos. Já não se faz mais jornalista como o professor Zaca. Brilhante abordagem.
ResponderExcluirProfessor Zaca, conheço um monte de gente, mas um monte mesmo, que gostaria de estudar com o senhor. Pô, professor, diga onde o senhor dá aula. É muita judiação sua guardar segredo sobre isso. Avise a gente, temos sede de conhecimento.
ResponderExcluirJá não se fazem mais repórteres como antigamente. Bons tempos aqueles, em que pontilhavam nas redações jornalistas como Gabriel Andrade, Orlando Farias, Rui Cravero, Bianor Garcia, Luiz Otávio, Juscelino Taketomi e tantos outros igualmente brilhantes. Essa garotada de hoje parece que não gosta de estudar, de ler, de se aperfeiçoar. Nem coletar informações eles sabem direito. Que tristeza!
ResponderExcluirProfessor Zaca, o Dr. Dionysio Paixão ficou doido de raiva quando leu as correções de português que o senhor fez do artigo dele. Era só que ele podia fazer, porque os erros são reais. Ele realmente precisa aprender português. Parabéns pela coluna.
ResponderExcluir