quinta-feira, 24 de junho de 2010

VETEC VENCE A PRIMEIRA LICITAÇÃO PARA ESTRUTURAR TRANSPORTE COLETIVO EM MANAUS PARA A COPA DE 2014

Nesta quinta-feira (24), a Comissão de Licitação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) realizou a concorrência pública nº 011/2010, para a contratação de serviços especializados de engenharia consultiva para a realização de estudos de planejamento, projeto funcional e projeto básico para o sistema estrutural de transporte público de passageiros do município de Manaus.
Dentre as cinco empresas que adquiriram o edital, apenas a Vetec Engenharia Ltda. participou da sessão e foi a vencedora com a proposta no valor R$ 11.948.601,83 inferior ao que foi orçado pela Administração Municipal, no montante de R$ 11.992.973,08.

A homologação do contrato com a Vetec deve ocorrer nos próximos 20 dias e a empresa após a assinatura vai ter até seis meses para concluir os serviços contratados pela Prefeitura de Manaus. Com a conclusão desse trabalho, a Prefeitura poderá abrir a licitação para a execução das obras do BRT.




O QUE É O BRT

Implantado com sucesso em cidades de países ricos e emergentes, como Londres (ING), Los Angeles (EUA), Nova Deli (IND), Beijing (CHI), Cidade do México (MEX), Bogotá (COL), Curitiba e, na Africa do Sul é o meio de transporte adotado na na Copa de 2010,o BRT é apontado como solução de mobilidade urbana para boa parte das cidades que sediarão a Copa de 2014. Em Manaus, a proposta é que o BRT seja mais que uma solução para o transporte urbano, seja um ponto vital de melhoria do sistema viário. Na África do Sul, o valor da passagem do BRT é de 78 centavos de dólar americano, aproximadamente R$ 1,40.

Os investimentos iniciais para a implantação do BRT são de aproximadamente de R$ 230 milhões. O traçado do anel viário interligará as zonas Norte, Leste, Sul e parte da Centro-Oeste ao Centro de Manaus por meio de corredores exclusivos nos principais eixos viários de cada zona, entre elas estão as avenidas Camapuã, Max Teixeira, Torquato Tapajós, Constantino Nery, Avenida das Torres, Grande Circular, General Rodrigo Otávio e via Prosamim (igarapé do 40).

Isso porque as mudanças no sistema viário, decorrentes da implantação do BRT, estão aliadas a um grande projeto de melhoria no trânsito que irá beneficiar veículos leves e pesados com pavimentação de vias, criação de novas pistas, viadutos, passagens de nível e desnível e rotas alternativas de fluxo.

A idéia da Prefeitura de Manaus vai além da Copa. A proposta é tornar o BRT uma solução definitiva, através de um sistema amplo, ordenado e flexível, que acompanhe o crescimento urbano e populacional de Manaus. Afinal, um dos benefícios do BRT é a flexibilidade, pois seu atendimento pode ser ampliado ou melhorado sem precisar alterar consideravelmente em sua infraestrutura, sem onerar os cofres públicos.

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