domingo, 6 de junho de 2010

SOLDADOS DA PM E DO CORPO DE BOMBEIROS SÃO VÍTIMAS DE OFICIAIS ARBITRÁRIOS


Em espaço de tempo relativamente curto, dois soldados, um da Polícia Militar e outro do Corpo de Bombeiros, foram vítimas do comportamento arbitrário de seus superiores, por motivos mais ou menos parecidos. O primeiro, Gerard Maximiliano de Souza, de 35 anos, foi parar, na última segunda-feira, numa cela da Companhia da Guarda, porque não quis realizar faxina no quartel, conforme determinara o comandante do Batalhão Raio, major Cláudio da Silva.

O segundo, Francivaldo Costa (foto), 29 anos, foi ainda mais humilhado: preso, em março deste ano, por se recusar a trabalhar como pedreiro em obra do Corpo de Bombeiros, foi algemado, posto no xadrez de uma viatura e levado para ser ouvido na Corregedoria Geral de Segurança Pública, no bairro de Flores, Zona Centro-Oeste. O protagonista da medida arbitrária foi o tenente Jakcson França, que, há alguns anos, quando era investigador da Polícia Civil do Amazonas, foi preso, juntamente com outros policiais, inclusive um delegado (Isaac Santos), acusado de ter torturado dois informantes. O caso teve grande repercussão na sociedade. França é conhecido pelo temperamento explosivo.

Gerard Maximiliano ficou quase uma semana encarcerado, tendo sido libertado pela juíza plantonista Patrícia Chacom de Oliveira. Os dois casos chamam a atenção pelo poder exacerbado dos oficiais sobre os militares de patente inferior, principalmente os soldados. Ao se recusarem a limpar o quartel e a executar serviços de construção civil, Gerard e Francivaldo agiram rigorosamente dentro da lei, visto que não são essas as suas funções.

As prisões de Gerard e Francivaldo são atos solutamente incompatíveis com a Democracia e o Estado de Direito vigentes no País. Não é por que são militares, que tanto o major como o tenente podem ignorar os ditames legais, transformando os quartéis em ambientes de opressão dos mais hierarquicamente fracos. Fazem-se necessárias medidas punitivas para coibir essas práticas antes que elas se tornem mais frequentes, pondo os soldados, cabos e sargento em constante polvorosa, o que, certamente, atrapalharia a atuação deles em defesa da sociedade.

5 comentários:

  1. pessoal cuidado estes terrenos são lamacentos e perigosos..................
    a coisa está muito séria.........
    e nem todos estão preparados para mudar....
    muito menos os acomodados...
    mas a guerrilha é inevitável...
    estanmos perdendo irmãos de fardas por inercia dos poderes e autoridades....
    faz-me lembrar um trecho do Che "toma, és somente um coração, guarda-o em sua mão, e quando o sol chegar, abra sua mão para que o sol o aqueça"..
    o tempo está chegando...
    que DEUS nos ajude..
    De um guerrilheiro PM

    ResponderExcluir
  2. Caros Barecopianos!!!!

    Decepcionante. Essa é a palavra que define a Pm do Amazonas.
    Uma polícia que a cada dia só decepciona seus membros e a população amazonense.

    Quanto a mais esse escandâlo envolvendo essa família. Esperem e verão muito mais, afinal o inferno é aqui.

    Basta não se calar. Nada de bate boca. Tudo dentro da legalidade. E somente assim, atitudes começaram a ser mudadas.

    Afinal prender um soldado porque não fez faxina é um grande ATESTADO DE INCOMPETENCIA.

    Se o Codigo de Hammurabi funcionasse...pena que vivemos no Brasil e em pleno sec. 21.

    Olha isso:
    II - CRIMES DE FURTO E DE ROUBO, REIVINDICAÇÃO DE MÓVEIS

    6º - Se alguém furta bens do Deus ou da Corte deverá ser morto; e mais quem recebeu dele a coisa furtada também deverá ser morto.

    Isso era o código. Enquanto a polícia estiver atrelada a politica, ladroes de toda a especie existirá.

    Então como o patrão demitirá seu funcionario ladrão e corrupto se ele mesmo pratica atos iguais ou piores.

    Vergonha, hiprocisia e muita mentira.

    FORA DAN... deu pra vc... e faça um ultimo favor leve seus puxa saco com vc!

    Respeito pela sociedade amazonense, já que pelos seus vc não tem nenhum

    E o Sr. Omar... outubro vem aí... 5/16% não será esquecido!

    Saudações Barecopianas!!!!

    ResponderExcluir
  3. olha senhor zacarias, devo lhe dar os parabens pelo seu blog, muita coisa boa esta aparecendo aqui diferente do jornal das ruas, agora devo lhe dizer que esse modelo de policia militar nao da certo por causa dessas atitudes dos comandantes, eles sao bons em prender ou punir praças da policia militar, e pessimos em prender bandidos de rua, prendeu o soldado, e menos um na rua, detalhe e que a segurança ja esta fraca, e pior ainda que e por um desvio de funçao, atitudes como essa nao aconteceriam se a policia militar fosse desmilitarizada, que e a unica coisa em que esses oficiais apoiam seu ego, no militarismo.

    ResponderExcluir
  4. As arbitrariedades dos oficiais da PM contra os praças precisam parar, se não vai acontecer uma tragédia qualquer dia desse, pois ninguém aguenta tanta humilhação por tanto tempo.

    ResponderExcluir
  5. O que falta é os PMs começarem a filmar as atitudes arbitrarias dos superiores e os acionarem na justiça. Aqui em Minas , por exemplo , uma policial que chegou atrasada e foi ofendida verbalmente por seu superior , processou o Estado e recebeu indenizaçao por danos morais. Basta o pessoal nao se render as atitudes arbitrarias, devemos filmar , divulgar as imagens na impresa e depois acionar judicialmente o Estado. As canetas e chaveiros filmadoras estao ai no mercado , vamos filmar gente , vamos filmar !!!

    ResponderExcluir