sexta-feira, 10 de setembro de 2010
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE RESGATOU 847 ANIMAIS DE JANEIRO A AGOSTO DESTE ANO
Por Júlio Pedrosa - O Refúgio Sauim Castanheiras, unidade de conservação gerenciada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), com a finalidade de promover o resgate e a devolução da natureza de espécies da fauna silvestre encontradas em situações de risco, fez somente este ano, de janeiro a agosto, o resgate de 847 animais. Destes, 487 foram devolvidos à natureza, o que corresponde a 60% dos animais atendidos na unidade, que funciona como uma espécie de santuário da vida silvestre em plena cidade.
O número de animais internados atualmente é de 144, a maior parte aves (papagaios e araras) e primatas (macacos) que eram mantidos em cativeiro e não podem mais voltar para natureza. Nesses casos, os animais são enviados para zoológicos e outros criadouros que tenham autorização do Instituto Nacional de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para receber animais.
Já as solturas ocorrem em áreas protegidas e com características que permitam a rápida adaptação do animal ao seu habitat. De acordo com o veterinário Laérzio Chiezorin, gestor da unidade, o Refúgio só recebe animais da fauna silvestre encontrados em situação de risco, muitas vezes vítimas de atropelamento, espancados, mantidos em cativeiros e agredidos.
A Semmas mantém parceria com os órgãos ambientais, como Batalhão Ambiental da Polícia Militar e IBAMA, além de auxiliar as pesquisas realizadas pela Universidade Federal do Amazonas.
Quem encontrar animais silvestres em situação de risco pode denunciar pelos telefones 08000-92-2000 e 3618-9345.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário