O governador Omar Aziz anunciou ontem, 19, uma série de medidas em apoio ao futebol amazonense. O anuncio foi feito em reunião com a direção da Federação Amazonense de Futebol (FAF) e os representantes dos nove clubes que vão disputar a série A do Campeonato Amazonense, a partir do próximo dia 29.
Entre as medidas anunciadas está o convênio com os clubes para repasse de R$ 1 milhão para que possam se organizar e disputar o Campeonato Estadual. Em contrapartida, os clubes e a FAF assumem o compromisso de fortalecer as categorias de base. A proposta do Governo aceita pelos clubes é a de que o Campeonato Estadual da Segunda Divisão seja realizado, a partir do segundo semestre deste ano, somente com jogadores da categoria sub 21.
Ele também anunciou a reforma e ampliação dos Estádios da Colina, em Manaus e do Floro de Mendonça, de Itacoatiara, além da ampliação da capacidade do Estádio do Clube do Trabalhador; aporte financeiro no valor de R$ 100 mil para Fast e o Penarol, clubes que vão disputar, respectivamente, a Copa do Brasil e série D do Campeonato Brasileiro deste ano. O governador afirmou ainda que marcou reunião com empresas do Polo Industrial de Manaus em busca de patrocínio para os clubes e reafirmou o compromisso de construção de dois centros de treinamento, previstos no caderno de encargos da Fifa para a Copa de 2014.
Segundo ele, o objetivo é estimular a profissionalização do futebol e a formação de base. “Não vejo outra saída para o futebol amazonense que não seja a formação de base. Vamos ter que pensar o futebol do Amazonas a longo prazo”, disse o governador, alegando que até a Copa de 2014, a meta é ter um time na elite do futebol nacional.
ESTÁDIOS
Ao anunciar o projeto para recuperar o Ismael Benigno, o governador disse ao presidente do São Raimundo, Orlando Saraiva, que precisará ser feito um contrato de comodato com o clube proprietário do estádio. A ideia é que após a reforma, que vai recuperar todo o sistema de iluminação e de drenagem, vestiário e arquibancadas, a Colina seja administrada pelo Estado. Segundo o governador, é necessário trabalhar na estrutura de outros estádios.
“Estamos construindo a Arena da Amazônia. Vou conversar com a direção da Federação das Indústrias (Fieam) e verificar se a gente pode fazer no estádio do Sesi as arquibancadas com o número de acentos necessários para a disputa dos campeonatos regionais”.
Obrigado Omar, por ajudar o nosso futebol já era hora de um governador, reconhecer que podemos ter um futuebol respetado, só precisamos de apoio.
ResponderExcluirOmar continua assim que, ocê vai servir de exemplo pra todos esses políticos safado.
ResponderExcluirVOTEI NO OMAR E VEJO QUE VOTEI CERTO CONFESSOQUE NÃO ESPERAVA TANTO DELE, ELE TÁ SURPRENDENDO TODO MUNDO AGORA SSIM POSSO DIZER QUE TENHO ORGULHO DE SER AMAZONENSE.
ResponderExcluirO omar... vai sr o melhor governador que o nosso estado já teve, em todos os tempos... vai meter até o Eduardo no bolso podem cre.
ResponderExcluirO Omar vai ser, o melhor governador que o nosso estado já teve... vai meter até o Dudu no bolso pode cre.
ResponderExcluir