terça-feira, 24 de maio de 2011

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL MANDA PRENDER PIMENTA NEVES

Pimenta Neves: fim da impunidade

A 2ª turma do STF (Supremo Tribunal Federal) determinou nesta terça-feira (24) a prisão imediata do jornalista Pimenta Neves, condenado pela morte da também jornalista Sandra Gomide. A decisão foi unânime entre os cinco ministros que apreciaram a questão, segundo nota do STF.

Os ministros rejeitaram por unanimidade um recurso da defesa de Pimenta e concluíram que chegou a hora de ele começar a cumprir a pena.

Sandra foi morta no dia 20 de agosto de 2000, no Haras Setti, em Ibiúna, cidade a 64 km de São Paulo. Na época, Pimenta Neves, com 63 anos, era diretor de redação do jornal O Estado de S. Paulo. Sandra também trabalhava no jornal, como repórter e editora de Economia. Eles namoraram por quatro anos, mas ela terminou o relacionamento semanas antes do crime.

Réu confesso do crime, Neves foi condenado a passar 19,2 anos na cadeia, mas a pena foi reduzida pelo STJ para 15 anos. No entanto, ele cumpriu apenas sete meses de prisão e permanecia livre devido a uma outra decisão do STJ, de 2007.

Na sessão desta terça-feira (24), os ministros confirmaram a decisão de Celso de Mello que já tinha negado um recurso da defesa do jornalista. Por sugestão da ministra Ellen Gracie, o ministro Celso de Mello determinará ao juiz de Ibiúna a imediata execução da pena. Mello comentou:

– É chegado o momento de cumprir a pena. O jornalista valeu-se de todos os meios recursais postos à disposição dele. Enfim, é chegado o momento de cumprir a pena.
Segundo nota do STF, vários ministros se disseram indignados com o tempo que o processo levou para ser concluído. Ellen qualificou como um "exagero" a quantidade de recursos da defesa do jornalista. Porém, ela ressalvou que todos estão previstos na legislação brasileira. O ministro Ayres Britto afirmou que a quantidade de recursos beira o "absurdo". Para o ministro Gilmar Mendes, presidente da 2ª Turma, o caso "causa constrangimentos de toda ordem".

Fonte: R7.

3 comentários:

  1. Logo logo, ele vai ser solto, a final cadeira foi feita, só prá pobre, preto e puta, tai os prezidios lotado de gente do tipo que acabei de citar.

    ResponderExcluir
  2. Há se agente tivesse nos Estados Unidos!!!!! esse cafageste já tava na cadeia a muito tempo, tai o que aconteceu com aquele maudito do FMI.

    ResponderExcluir
  3. lUGAR DE ASSASSINO, É ATRAZ DAS GRADE, SÓ POR QUJE ESSE TAL DE PIMENTA DAS NEVE TEM DINHEIRO É QUE ELE FOIOCOU TANTO TEMPO RINDO DA CARA DOS PARENTE DA COITADA MORTA POR ELE.

    ResponderExcluir