quinta-feira, 11 de agosto de 2011
GOVERNADOR VOLTA A COBRAR COMPROMISSO ASSUMIDO POR DILMA COM A ZONA FRANCA DE MANAUS
O governador voltou a cobrar o compromisso assumido pela presidente Dilma Rousseff em relação à preservação da Zona Franca de Manaus e de ajuda no projeto de mobilidade urbana da cidade. Os dois assuntos foram tratados por ele na última terça-feira em mais uma rodada de reuniões em Brasília.
“Ela (Dilma) assumiu, lá atrás, o compromisso com a gente em preservar, prorrogar e ampliar a Zona Franca de Manaus para a Região Metropolitana e disse que nos ajudaria na mobilidade urbana. Por isso tenho ido a Brasília cobrar”, frisou.
Outro assunto que Omar Aziz tem levado a Brasília é a necessidade de o Governo Federal frear a importação de condicionadores de ar split da China, que estaria ameaçando os mais de 7 mil empregos gerados por este setor na Zona Franca de Manaus. Segundo o governador, até pouco tempo, o Amazonas era responsável por 80% da produção de split comercializada no mercado nacional, mas com a importação feita pelos Estados de Santa Catarina e Espírito Santo, sem a cobrança de ICMS, o aparelho chinês está sendo vendido mais barato, numa concorrência desleal.
O governador aguarda uma decisão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) a respeito do aumento do Imposto Sobre Produto Industrializado (IPI) para os splits importados, o que permitiria a competitividade dos produtos da Zona Franca.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário