quinta-feira, 18 de agosto de 2011

INEP QUER MUDAR CÁLCULO DA NOTA DAS ESCOLAS NO ENEM


Por Patrícia Gomes - O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) apresentou ao MEC (Ministério da Educação) a proposta de mudar o cálculo que determina a nota das escolas no Enem, passando a considerar o número de alunos por instituição.

A intenção é evitar a distorção que o atual método cria. Como o exame não é obrigatório, as escolas podem pedir que apenas os melhores alunos façam a prova, o que faz com que a instituição de ensino tenha uma média mais alta do que teria se todos os seus alunos fazem o Enem.

Pelo novo cálculo, ainda não detalhado pelo Inep, a nota da escola seria proporcional ao número de alunos participantes, evitando que as escolas conseguissem inflar suas notas ao selecionar os melhores para fazer o exame.

A proposta espera aprovação do ministro Fernando Haddad e, se aceita, passa a valer na divulgação dos resultados da edição deste ano.

De acordo com a assessoria de imprensa do MEC, a pasta tem a preocupação de que "o Enem seja usado apenas para avaliar os alunos e que não seja usado de forma publicitária".

Nenhum comentário:

Postar um comentário