Por Leonardo Rocha - Vamos dar agora uma notícia em primeira mão: o investigador de polícia Adenauer Gurgel Rocha de Paiva está preso na carceragem da Delegacia-Geral da Polícia Civil desde o dia 14 deste mês, acusado de tentativa de homicídio e porte ilegal de arma.
Pelo que o BLOG DO ANTÔNIO ZACARIAS apurou, Adenauer foi vítima de arbitrariedade cometida por policiais militares e por um colega de corporação, o também investigador Raimundo Rozaldo Rodrigues Menezes, que responde pela delegacia do município de Autazes, onde se deu a prisão.
Adenauer, que mora em Manaus, havia ido com a mulher e o filho de dois anos ao velório do sogro, Raimundo Rolins, na Vila do Novo Céu, a uns 30 quilômetros da sede de Autazes.
Por volta das 6 horas, ele se dirigia à casa que mantém na vila, depois de ter passado a madrugada do dia 11 para o dia 12 no velório do sogro, morto em um acidente de carro, quando um conhecido seu, de nome André Luís, o procurou, pedindo que interviesse numa briga que estava ocorrendo na praça do povoado.
Sem delongas, Adenauer dirigiu-se até o local, onde encontrou dois rapazes em luta corporal, incentivados por dois grupos rivais. Após tentar, em vão, pôr fim à briga, e em razão das ameaças sofridas por parte dos que a incentivavam, Adenauer sacou uma pistola .40, de propriedade da Polícia Civil, e disparou contra o solo, conseguindo acabar com a confusão.
Intitulando-se guarda municipal, uma pessoa conduziu os dois brigões até a delegacia. Cansado, pois havia passado a noite toda no velório do sogro, Adenauer foi então para casa. Dormiu um pouco e, juntamente com a mulher e o filho, foi ao enterro do sogro.
Por volta das 14h30, estava em casa tomando banho quando foi surpreendido por 15 policiais militares e mais o investigador Raimundo Rozaldo Rodrigues de Menezes, que, segundo testemunhas, em momento algum identificou-se como policial. Todos de arma em punho. A mulher e o filho de Adenauer também estavam na casa.
Adenauer então recebeu voz de prisão, foi algemado e agredido fisicamente pelos PMs, tendo um deles lhe desferido um soco no rosto, o que provocou sangramento. A mulher e o filho de 2 anos entraram em desespero. Mesmo assim, os policiais continuaram agindo com truculência.
Numa rápida revista – ressalte-se que os policiais não tinham mandado de busca e apreensão -, foram encontrados uma pistola .40 e um revólver, ambos pertencentes ao 10º Distrito Integrado de Polícia (10º DIP), onde Adenauer era chefe de investigação.
Logo depois, sem que Adenauer ou sua esposa acompanhasse a busca, os policiais anunciaram ter encontrado mais duas armas que, segundo eles, estavam dentro do forno do fogão. Adenauer nega ser o dono dessas armas.
Algemado e com o rosto sangrando, Adenauer foi levado para a delegacia da Vila do Novo Céu, onde ficou a noite preso, sendo removido no dia seguinte para a delegacia situada na sede de Autazes, tendo sido posteriormente transferido para Manaus.
sE ELES FIZERAM ISSO, COM UM POLICIAL COMO ELES, IMAGINA O QUE ELES, NÃO SÃO CAPAZ DE FAZER COM UM POBRE DUM TRAALHADOR? CRUZ CREDO.
ResponderExcluirmas zaca sem entrar no mérito da ocorrÊncia visto que toda história tem duas versôes(até em respeito a familia do policial civil).
ResponderExcluirPergunto,uma revista pessoal em público agora precisa de mandado ?.
se for pra ser assim melhor acabar logo com a ostensividade da policia(Militar)já pensou em Manaus sem as abordagens nas ruas , se já esta ruim com elas PIOR ficaria sem elas!isso com certeza!
É de se estranhar que uma pessoa que possuia duas armas legalizadas iria possuir mais duas ilegais. Tá na cara que foi flagrante forjado!
ResponderExcluirMuito bem contada, essa história prá não ser verdade, minha solidariedade ao Adenauer e a família dele.
ResponderExcluirOs policiais não, podiam ter entrado na casa dele, sem mandado já que ele não tava em flagrane delito.
conheço o Adenauer; ele não é flor que se cheire mais nem por isso, o Menezes e os PMs, podiam ter feito isso com ele e a família dele. Cadê a Corregedoria?
ResponderExcluirConcordo com o amigo aí de cima... o Adenauer já teve seus problemas no passado mas até onde eu sei o mesmo tinha constituído uma família e estava quieto, casado e com um filho. Tá na cara que foi flagrante forjado!
ResponderExcluirMuito estranho, para q ele iria levar um arsenal p Autazes
ResponderExcluirEstranho, muito estranho mesmo
Meu amigo, vai tomar no c..., sempre a polícia militar que é a vilã???? O cara faz a merda dele e depois nao quer responder... Como diriai o ditado.. cada cachorro que lamba sua cace...
ResponderExcluirConcordo com o Anônimo, a policia militar, sempre faz o trabalho dela, ou seja, truculência, arbitrariedade e etc... e alem disso ainda fazem um termo de resistência a prisão, mais eles estão certos, pois como pode uma pessoa resistir, a 15 policiais? Nao tem como resistir mesmo, e só apanhar calado. Enquanto nao melhorar o nível intelectual, principalmente, dos pm's sempre ocorrerão prisões dessa forma, e só procurar no youtube, lá esta cheio de videos dessas prisões estúpidas e vergonhosas.
ResponderExcluirAlguns casos de ocorrências atendidas por pm's no Amazonas, uma verdadeira vergonha e incompetência.
ResponderExcluirCabo da PM é agredido e preso por colegas policiais da Cavalaria
Denúncia foi feita por esposa do militar que promete denunciar o caso ao Ministério Público Estadual. Cabo Sydney Fonseca está preso na 13ª Cicom....
PM de Rondônia foi preso e agredido fisicamente por policiais militares no Estado do Amazonas
Alguém tem que ensinar para os PM'S a diferença entre prender e espancar, são coisas diversas, e de fácil compreensão, e que nao venham alegar que a pessoa reagiu, todos, população, corregedoria, imprensa, ministério publico e etc..., Já estão velhacos de saber dessas arbitrariedades, esse tipo de alegação nao justifica tamanho despreparo.
ResponderExcluirQuem é rei nunca perde a majestade.A amigo como pode, te conheço desde de criança e sei como vc foi criado.E sempre vc como vitima de tudo e de todos, acorda amigo.
ResponderExcluir