terça-feira, 6 de dezembro de 2011

FAUSTO SOUZA REALIZA CESSÃO DE TEMPO NA ASSEMBLEIA PARA DIVULGAR SERVIÇO DE EQUOTERAPIA DA PM

Dezenas de pessoas participaram da Cessão de
tempo solicitada por Fausto Souza


Cerca de 50 pessoas portadoras de necessidade especial (PNE), entre crianças, jovens e adultos, estão sendo atendidas diariamente pelo Centro de Equoterapia da Polícia Militar e mais de 400 estão na lista de espera. A falta de um picadeiro coberto dificulta o atendimento dessas pessoas que querem realizar seu tratamento por meio do uso do cavalo com finalidade terapêutica.

As informações foram repassadas pelo 2º tenente Wagner Rodrigues da Silva, chefe do Núcleo de Equoterapia da PM, em Cessão de Tempo no plenário “Ruy Araújo”, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), solicitada pelo deputado estadual Fausto Souza (PSD), que fez questão de apresentar o trabalho realizado pelo Centro Tiradentes de Equoterapia da Polícia Militar do Estado do Amazonas.

Wagner da Silva explicou que o atendimento equoterápico é feito de forma filantrópica e assistencial e se destina a pessoas portadoras de deficiências decorrentes de paralisia cerebral, síndrome de down, autismo, seqüelas de AVC ou de acidentes, etc. “São pacientes oriundos de famílias que não dispõem de recursos necessários para receber assistência e um tratamento adequado”, informou. .

O atendimento Equoterápico da PM é feito em dois horários: pela manhã, de 7h15 às 9h15, e à tarde de 15h às 17h. Há pacientes na faixa etária de quatro anos até a terceira idade.


DOAÇÃO

A equoterapia ajuda milhares de crianças em todo o País


Fausto Souza disse se tratar de um belíssimo trabalho feito pela PM, que até então era muito desconhecido. São utilizados quatro animais, cuja marcha transmite estímulos semelhantes aos de uma pessoa andando, ou seja, o cavalo se torna extensão do próprio corpo do praticante. “Agora serão cinco, porque o presidente Ricardo Nicolau (PSD) me informou que acabou de doar um animal para a realização da equoterapia pelo Centro Tiradentes de Equoterapia da PM”, disse.

O deputado também se prontificou a ajudar o centro por entender que a equoterapia serve não apenas para as crianças como também é utilizada para o tratamento de pessoas idosas. “Potencializa a capacidade preservada na pessoa idosa, além de estimular suas habilidades pessoais, como minimizar danos naturais do envelhecimento e patológicos, promovendo um envelhecimento saudável”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário