sábado, 10 de dezembro de 2011

VESTIBULAR DA UEA TÊM ESQUEMA SE SEGURANÇA SEMELHANTE À UTILIZADA PELOS BANCOS

As provas do vestibular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que será realizado neste sábado (10) e domingo (11), nos 62 municípios do Estado, estão contando com uma operação de segurança similar a utilizada por bancos. O objetivo da coordenação é ampliar a segurança das provas até que elas cheguem às 143 escolas envolvidas no exame.

Os cadernos de provas foram formulados por docentes da UEA e a impressão ficou sob responsabilidade da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp).

O presidente da Comissão de Ingresso da UEA, André Zogahib, informou que as provas foram lacradas em São Paulo, na sede da Vunesp, e seguiram para cada cidade do interior com a supervisão de dois funcionários da UEA.


"Os envelopes onde estão as provas são invioláveis e foram especialmente planejados para o vestibular da UEA. Os malotes onde as provas foram colocadas já embaladas é o mesmo usado por bancos para transporte de valores”, explicou Zogahib. Ele destacou que os envelopes possuem vedação especial e requerem treinamento para serem abertos.

"Somente os funcionários da UEA envolvidos diretamente na fiscalização dentro das salas de aula é que foram treinados para abrir os envelopes e os malotes das provas. As embalagens são guardadas em caixas envolvidas com filme plástico preto, lacradas com uma cola especial aplicada a base de calor que impede a abertura sem o devido treinamento, da mesma forma como ocorre com os envelopes", afirmou Zogahib.

VESTIBULAR

Esse será o primeiro ano em que a UEA vai disponibilizar uma estrutura especial para a realização de provas dos guardadores do sábado, os chamados sabatistas. Os 265 candidatos que apontaram sua condição religiosa na ficha de inscrição farão o exame neste sábado (10), às 19h, na Escola Estadual Escola Estadual Leonor Santiago Mourão, no conjunto Manauense, bairro Nossa Senhora das Graças.

Eles chegarão à escola até às 12h50, como os outros candidatos, mas ficarão confinados nas salas até às 19h, quando receberão o caderno de provas.

No domingo os portões das 143 escolas envolvidas no vestibular em todo o Estado serão fechados às 12h50. As provas serão entregues nas salas de aula às 13h.

CURSOS MAIS CONCORRIDOS

Segundo a Comissão de Ingresso da UEA, o curso de Medicina é o mais concorrido do vestibular 2011. Na capital, são 65 vagas disputadas por 5.532 candidatos, resultando em uma concorrência de 85 pessoas por vaga. Já o curso de Direito, é o segundo com maior disputa: 5.669 pessoas para 98 vagas, 57 candidatos por vaga.

Em terceiro lugar entre os cursos mais disputados está Administração, com 50 pessoas por vaga, em um total de 4,9 mil inscritos.

No geral, o vestibular 2011 da UEA registrou 55.776 inscrições, o que representa um aumento de 69,64% em relação aos 39,4 mil do ano anterior. A quantidade de vagas aumentou de 3.780 (2010) para 5.060 (2011).


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário