A 1ª Mostra e Intercâmbio de Experiências em Educação Ambiental na Amazônia – evento paralelo ao Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia, que acontecerá de 15 a 18 de junho, em Manaus, promovido pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) – deverá contar com a participação efetiva da Prefeitura de Manaus não só no apoio ao evento, mas também na exposição das experiências em educação ambiental e sustentabilidade, desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).
O órgão terá um estande na mostra com os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano passado pela Semmas, no âmbito da criação de corredores ecológicos, arborização de quintais urbanos, apoio a projetos de educação ambiental e sustentabilidade em áreas protegidas e na área de aproveitamento de resíduos, entre outras ações.
A mostra acontecerá no hall do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), no Campus Norte da Ufam. A parceria com a universidade foi firmada no último mês de março entre o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Dutra, e o coordenador do Centro de Ciências do Ambiente (CCA), da Ufam, professor Henrique Pereira, a diretora de Divisão de Formação de Recursos em Educação Ambiental do CCA, Maria Olívia Ribeiro Simão, e o diretor do Centro, Ernesto César. O seminário e a mostra pretendem trazer para Manaus representantes de diversas instituições de ensino e pesquisa internacionais de países como Holanda, Suécia, Alemanha, França, Portugal, China, entre outros.
A finalidade será promover um intercâmbio de experiências entre as instituições e dotar Manaus de projetos na área de sustentabilidade visando a Copa do Mundo em 2014. A mostra reunirá projetos desenvolvidos por empresas, associações comunitárias, escolas e organizações não-governamentais na área de meio ambiente e sustentabilidade. Entre os projetos a serem apresentados pela Semmas está o de reaproveitamento de resíduos que envolve comunidades na RDS do Tupé transformando algo sem utilidade em recurso para os moradores. O projeto é desenvolvido em parceria com o ICLEI - Governos Locais para Sustentabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário