A delegação Russa (foto) composta pelo vice-presidente do Senado Russo, senador Alexander Torshin, os deputados da República de Buryatia, Vladimir Buldaev, de Moscow, Vera Stepanenko, além de dois assessores, foi recebida pelo ouvidor geral da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Adjuto Afonso (PP), o secretário de Estado de Planejamento (Seplan), Marcelo Lima, o diretor-executivo da Amazonastur, Nickolas Cabral, e o assessor de Relações Internacionais da União dos Legislativos Estaduais (Unale), Fabiano Geremia.
O encontro aconteceu, hoje pela manhã, na sala de reuniões do Tropical Hotel. A comitiva veio conhecer a Lei Estadual que trata sobre a preservação da floresta amazônica, o sistema de educação ecológica aplicado no Estado, além do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM). Na ocasião, os parlamentares firmaram uma parceria com o Brasil, especialmente no Amazonas, para que seja feito um intercâmbio entre os universitários do Estado e universidades da Rússia. A comitiva brasileira deve viajar em novembro desse ano ao país asiático para formalizar o convênio.
O senador Alexander Torshin informou que o Brasil é muito popular na Rússia e que há um grande interessado do país em compartilhar experiências nas áreas de agricultura, preservação da natureza e o tratamento de água potável. “Estamos fechando grandes negócios com o Brasil e temos grandes interesses em fechar parcerias com o Amazonas, principalmente em trocar conhecimentos de como o Estado desenvolve a política de preservação da Natureza. A isenção dos cidadãos brasileiros e russos de terem que tirar vistos para visitas aos dois países pode tornar muito mais próximo a relação entre o Brasil e a Russia”, explicou.
O deputado Adjuto Afonso e o secretário da Seplan explicaram o modelo de funcionamento da ZFM, que abriga hoje mais de 500 empresas nacionais e multinacionais, responsável pela produção de 50% dos celulares comercializados no país, assim como é destaque na produção de produtos eletroeletrônicos e fabricação de veículos de duas rodas
“Estamos feliz com esta parceria, principalmente em virtude dos negócios bilaterais firmado entre os dois países. Vamos encaminhar uma cópia das leis de proteção ambiental aplicados no Amazonas aos parlamentares russos. Em breve deveremos ir a Rússia para firmar o convênio de intercâmbio entre os dois países”, salientou Adjuto Afonso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário