A Copa dos Bairros, evento realizado pela Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdej), traz uma novidade direto da África do Sul: a bola “Jobulani”. A versão, lançada exclusivamente para a grande final da Copa do Mundo da África, vai ser usada na final da Copa dos Bairros, dia 4, no Campo do Sesi.
A bola que será usada na final da Copa dos Bairros foi trazida pelo secretário municipal de Esportes, Fabrício Lima, que estava na África participando de um workshop promovido pela Fifa para as cidades que ainda vão sediar Copas do Mundo.
Os jogadores da Copa dos Bairros vão estrear a “Jobulani”, antes mesmo dos jogadores da Copa do Mundo. Quem sabe, a galera da Copa dos Bairros vai poder dar uns toques de como utilizar bem essa “protagonista dos campos” na final da Copa da África.
A Jobulani é uma versão distintivamente dourada da Jabulani, tanto que possui o mesmo design, com a diferença de que a principal coloração da Jobulani é dourada.
Jobulani é uma homenagem à cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, conhecida como "Cidade do Ouro", e assim como a Jabulani, ela é uma palavra da língua Bantu isiZulu, um dos 11 idiomas oficiais da África do Sul, que significa “celebrar”.
Esta é a segunda vez que a Adidas desenvolve uma bola especial para a final da Copa do Mundo, a primeira foi a dourada "Teamgeist Berlin”, utilizada no dia 9 de julho de 2006, na final entre Itália e França, na Copa da Alemanha.
A diferença entre as duas bolas termina nas vogais e nas cores, pois na composição elas são idênticas. As bolas pesam, cada uma, 440g, os gomos são completamente colados e a superfície tem sulcos. A costura caiu para deixar a bola mais redonda; os sulcos subiram para dar mais aerodinâmica à pelota, assim ela descreve trajetórias retas no ar, sem oscilações.
POLÊMICA
A Jobulani, “a irmã dourada da Jabulani”, dessa forma há uma questão que persiste: será que a Jobulani também vai ser tão criticada quanto foi a Jabulani pelos jogadores da Copa do Mundo da África?
É esperar e ver a bola em campo, bem como a avaliação que os jogadores da Copa dos Bairros vão fazer sobre a “irmã dourada” da tão temida Jabulani. Mas algo é certo: vontade e garra não vão faltar para os atacantes e goleiros que terão um grande desafio: saber dominar e parar a Jobulani, respectivamente.
Calma, professor ! Não precisa ficar irritado ! É só corrigir os erros apontados. Como este, por exemplo: "A Jobulani, é 'a irmã dourada da Jabulani'(...)". Confesso que não entendi essa vírgula...
ResponderExcluirSaudações pascoalinas.