sexta-feira, 4 de junho de 2010

PROJETO FICHA LIMPA ACABA DE SER SANCIONADO PELO PRESIDENTE LULA, DEIXANDO ALFREDO NASCIMENTO, O “SR. FICHA SUJA”, DE BARBAS DE MOLHO



O pré-candidato a governador do Amazonas, senador Alfredo Nascimento (PR), que responde a oito processos por improbidade administrativa, crimes contra a administração pública e outros delitos, está com as barbas de molho, pois o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (4), sem vetos, o projeto de lei Ficha Limpa, que barra a candidatura de políticos com "fichas sujas" na Justiça. A sanção da lei deve ser publicada em Diário Oficial na próximas segunda-feira (7), segundo a assessoria da Casa Civil.

Para valer neste ano, o texto precisava ser sancionado antes das convenções partidárias, que começam na próxima quinta-feira (10) , segundo o MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral.

Entretanto, a possibilidade de o projeto valer neste ano não é consenso entre especialistas. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ainda vai responder a uma consulta do senador Arthur Virgílio (PSDB) sobre a questão.

A campanha Ficha Limpa foi lançada em 2008 com o objetivo de melhorar o perfil dos candidatos e candidatas a cargos eletivos do país. Em setembro de 2009, integrantes de movimentos contra a corrupção entregaram a proposta à Câmara após coletar cerca de 1,6 milhão de assinaturas. O texto foi aprovado com unanimidade nos plenários do Senado e da Câmara.

De acordo com a lei, não podem disputar as eleições pessoas condenadas em decisão colegiada (ou seja, que envolve a opinião de mais de um juiz) por crimes considerados graves, como corrupção, abuso de poder econômico, homicídio e tráfico de drogas.

Os crimes que podem tornar inelegíveis (impedidos de se candidatar) os políticos são aqueles que preveem penas superiores a dois anos de prisão, nos casos em que houve dolo (intenção de cometer o crime).

Legislação
A lei da inelegibilidade em vigor atualmente foi criada em 1990, para complementar a Constituição de 1988. O objetivo desta lei, diz o texto, era assegurar a “moralidade para o exercício do mandato” e “proteger a probidade administrativa”.

Inelegibilidade
Pessoas condenadas em decisão colegiada (por mais de juiz), e em segunda instância, não poderão disputar cargos eletivos.

Crimes
A regra vale para os políticos condenados por crimes considerados graves (como tráfico de drogas, homicídio e corrupção), cuja pena for superior a dois anos de prisão, e quando houver dolo (intenção).

Prazo
A proposta também fixa em oito anos o prazo em que o candidato deverá ficar de fora das disputas eleitorais. Atualmente, o prazo varia de acordo com cada processo.

Renúncia
Mesmo após renunciar, os políticos ainda podem ter seus mandatos cassados e ficar inelegíveis. Atualmente, a renúncia “livra” o político da inelegibilidade.

Recursos
É possível concorrer enquanto a Justiça analisa o pedido de recurso do candidato. Porém, se o pedido de recurso do processo for rejeitado pela Justiça, o candidato perde o registro da candidatura.

6 comentários:

  1. SOCORRO À QUEM PEDIR ?

    Grande Zaca ! Quero aproveitar que Presidente Luis Inácio sancionou a Lei PROJETO FICHA LIMPA ! Agora é pra valer, quem tiver vergonha na cara recolha logo a sua candidatura !

    Mais o que me trouxe aqui no seu blog foi o que se passou comigo e mais duas amigas quando fomos na Delegacia do 11º DIP no bairro do Coroado. Fomos atrás de socorro, pois três elementos desconhecidos estavam em perseguição ao carro de minha amiga.
    Lá chegando fomos atendidos por uma verdinho (assim ele se disse, pois os Policiais de Plantão estavam tirando uma sonequinha). O verdinho muito gentil nos disse que não poderia fazer a Ocorrencia pois não tínhamos o endereço dos acusados ou autores !
    Pedí então que acordasse um dos Policiais Civis. E este quando veio foi de mau humor e foi logo dizendo " Não temos viatura, pois o colega de plantão foi atender uma ocorrencia ".
    Minha amiga amiga perguntou então se a Policia Militar poderia ajudar indo até sua residência, pois era lá que tais indivíduos estavam rondando. O tal Investigador apontou-nos uma porta e disse vao até lá e vejam se eles podem fazer algo por vocês.

    Batemos em uma porta e de novo um Policial Militar que estava tirando uma sonequinha nos disse que nada poderia fazer, pois primeiro nós deveríamos ligar para o 190 para que assim eles fossem autorizados pelo CIOPS a se deslocar até o local do crime em questão. O mesmo Policial Militar perguntou pela viatura da Policia Civil e minha amiga disse que ela havia saido paraa tender uma ocorrencia. Ai ele perguntou a Branca ou a Caracterizada. Minha amiga disse que não sabia, pois o Policial Civil não havia dito. Então o Policial Militar disse a minha amiga: Vá até e pergunte se eles não podem atender sua ocorrência na viatura branca, pois este papel é deles e eles não querem é trabalhar deixando tudo em nossas costas !

    Voltamos até o Policial Civil e este mais rispido que antes disse nos: Que a viatura branca era levada todos os dias de segunda a sexta pela noite e final de semana ficava direto com investigador do Expediente para atender suas necessidades básica e esta autorização era dada pela Delegada Titular e que se achassemos que não fomos bem atendidos era pra nos queixar ao Delegado Geral.

    Zaca a quem recorrer pra pedir socorro ? Aos bandidos ?

    ResponderExcluir
  2. Acho qe faltou incluir nesta lei a condiçao de que todo candidato que responde processo criminal ANTES da campanha eleitoral NAO PODERÁ pleitear algum mandato, desta forma, como diz o projeto ficha limpa, irá assegurar a “moralidade para o exercício do mandato” e “proteger a probidade administrativa”. Contudo,se nao atentarem para este detalhe, os politicos malandros continuarao recorrerendo e praticando corrupção.

    ResponderExcluir
  3. SERVE TAMBEM PARA CANDIDATOS QUE DESVIARAM DINHEIRO DE CASAS PROPRIAS PARA ELEGER UM FILHO NA POLITICA? SE SAIR O ALFREDO TERA QUE PROCURAR OUTRO VICE TAMBEM POIS ESSE VICE TEM MUITA CULPA NO CARTORIO. E COMO TEM....

    ResponderExcluir
  4. SERA QUE VAI BARRAR GENTE PODEROSA MESMO, SO VENDO.

    ResponderExcluir
  5. Zaca !

    O SOCORRO ACIMA ESTA COBERTO DE RAZÃO NO QUE SE REFERE ATENDIMENTO NAS DELEGACIAS ! PARECE QUE NÓS SOMOS OS BANDIDOS, PELO MODO COMO SOMOS TRATADOS PELOS POLICIAIS CIVIS E MILITARES !

    FICA UM EMPURRANDO PRO OUTRO ! É COMPETENCIA DA POLICIA MILITAR ! VOCE VAI ATÉ O POLICIAL MILITAR E ELE DIZ É COMPETENCIA DA POLICIA CIVIL !

    MEUS IRMÃOS POLITICOS É OBRA DO SATANÁZ ! COMO ELES SÃO OBRAS DO SATANÁZ ELES NÃO ESTÃO NEM AÍ PRA MORAL OU DIGNIDADE ! NÃO É ATOA QUE OS IRMÃOS CAMARAS (SILAS, JHONATAS, DAN) ESTÃO A DEZENAS DE ANOS À FRENTE DAS IGREJAS EVANGÊLICAS SÓ PRA PEDIR VOTOS ! O MAIS IMORAL É QUE TODOS OS SEUS MEMBROS, PASTORES E ETC.. DIZEM SIM ! SIM ! SIM !
    AÍ MANO O SATANÁZ SE CRIA NA BOA !

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o comentario acima, espero realmente que os irmaos Camaras sejam punidos pelas improbidades as quais vêm praticando há anos... Socorro !!!! Dan, Silas e Jonathas os intragaveis no poder publico! Como diz o texto sagrado : NAO HA NADA EM OCULTO QUE NAO SEJA REVELADO !!! Irmaos Camara, a casa caiu em pleno ano eleitoral ! kkkkkkk

    ResponderExcluir