Por Édi Prado -O secretário de Segurança Pública do Amazonas, Geraldo Scarpelini (foto), defendeu hoje, de forma velada, durante entrevista ao programa “Ponto Crítico”, da TV A Crítica, o corregedor-auxiliar do Sistema de Segurança Pública do Estado, delegado de polícia civil Alberto Ramires, que prendeu em flagrante o advogado Absalão Gonzales Júnior, o delegado Hipólito Cordeiro de Menezes, o investigador Edilberto Leonã Nascimento Cavalcante, o empresário José Tadeu e o segurança Rildo Tavares, acusados de extorsão mediante sequestro e cárcere privado.
“Quero deixar claro que acho muito estranho a Polícia estar participando de uma cobrança de dívida”, disse Scarpelili, ressaltando que “cobrança de dívida se faz no Judiciário, através de uma ação própria ou através de advogado”. Quanto a isso, Scarpelini está certíssimo. Infelizmente, alguns brasileiros ainda usam métodos medievais para fazer devedores pagarem seus débitos. Foi o caso do empresário José Tadeu, que recorreu à intimidação para obrigar Antônio Jhonson a lhe devolver R$ 240 mil.
Jhonson estava errado? Totalmente. Afinal, ele vendeu a Tadeu um terreno que não lhe pertencia. Trata-se, pelo que se sabe até agora, de um estelionatário contumaz. Tadeu, porém, deveria ter trilhado o caminho legal. Como não o fez, acabou amargando ainda mais prejuízos, inclusive de ordem moral. E levou com ele o delegado Hipólito, o investigador Leonan, o segurança Rildo e o advogado Absalão.
O que mais causou indignação em José Tadeu e, certamente, nos demais foi o fato de Ramires não dar a mínima para o crime cometido por Jhonson, tratado por ele como um cidadão acima de qualquer suspeita. Sedento de fama e de poder, o que Ramires realmente queria eram os holofotes da mídia, e isso ele tinha certeza de que já estava garantido. Se Ramires suprimisse de Jhonson sua condição de vítima, e o colocasse como o principal responsável pela ação impensada de seu credor, o caso não teria tanta repercussão, o que, evidentemente, deixaria de saciar a sede de nomeada do ilustre corregedor-adjunto.
O secretário Scarpelini é um homem equilibrado, mostrou isso hoje no Ponto Crítico.Ele não citou nomes, não pré-julgou ninguém. Se fosse o Ramires tinha julgado e condenado um monte de gente. Parabéns secretário.
ResponderExcluiro INTENDENTE (NAO DELEGADO) RAMIRES É DESEQUILIBRADOOOO !!!!!
ResponderExcluirPolicial de Verdade !
ResponderExcluirAntonio Zacarias, Prof. ZACA como os mais chegados gostam de chamá-los espero que você possa postar meu comentário:
Sou Policial Civil ha mais de 25 anos e conheço a maioria de meus colegas, os bons, os ruins,os maus e etc...
Dentre os Delegados o Dr. Alberto Ramires, não é de todo nenhum santo, mais é dos menos perigosos. Quando ele iniciou na Policia Civil (legalmente atravrés de CONCURSO PÚBLICO) andou realmente trocando as mãos pelos pés, mais agora ele e outros procuram agir dentro da Lei, deixando as mazelas do passado para trás.
È dificil, é arduo seu trabalho como CORREGEDOR, pois em cada ação contra os " POLICIAIS PROPINEIROS pra não dizer CORRUPTOS " (Investigador, Escrivão e Delegados - Concursados legalmente e " Delegados " - nomeados ao arrepio da Lei), e que são muitos, todos ficam revoltados, pois ele estar interferindo em seus interesses lucrativos.
Mais se não houver a figura do FISCALIZADOR a coisa fica bem pior !
Peço que deixem o HOMEM trabalhar, se cometer arbitrariedades a JUSTIÇA cuida.
Valeu ZACA.
Verdade!
ResponderExcluirEm 99% das Delegacias Distritais e Especializadas as cobranças de divídas correm soltas e não existem remédio que cure tal doença. Tem tudo de acerto, liberação, transformação de Flagrante em Inquérito, e etc.. Digo isto por que sou testemunha ocular de uma fato ocorrido no interior no 14º DIP, quando um Delegado de Plantão havia acabado de lavrar um FLAGRANTE contra um filho de um funcionário da PRÓPRIA DELEGACIA GERAL.
Este Delegado acabou seu plantão e o entregou ao Novo Delegado de Plantão para que este realizase Exame de Corpo de Delito no Flagranteado, Comunicar ao Defensor Público, Comunicar ao JUIZ e recolher o preso a Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa. Ocorre que o pai do FLAGRANTEADO continuava no 14º DIP aguardando pelo desenrolar do FLAGRANTE. já sob a batuta do Novo Delegado de Plantão. Para sua surpresa fôra chamado a uma sala onde lhe foi ofertado (em troca de proprina) que o Novo Delegado de Plantão para não mandar seu filho para a cadeia teria que pagar certa importância em dinheiro e que ele, o Novo Delegado, tranformaria o FLAGRANTE em INQUÉRITO POLICIAL. O Pai pagou a proprina e seu filho saiu livre, leve e solto.
Este funcionário da Delegacia Geral trabalha no almoxarifado e é conhecido por VASCONCELOS !
Em todas as Delegacias isto ocorre, principalmente nos PLANTÕES.
A Policia Militar só entrega o preso na Delegacia se este estiver liso. Se tiver " algum " já é liberado em seguida. Muitas das vezes o preso não quer acertar, então eles adentram no Pátio do DIP e a pressão é maior ainda. Como o preso verifica que não tem mais solução o jeito e acertar a proprina, neste instante a VTR retorna para as ruas e após receber a proprina libera o preso.
È assim mesmo, que remédio usar ?
Com a palavra os doutos.
É tudo verdade o que o anônimo escreveu, faz parte da cultura da nossa polícia cobrar dívida. Isso vai ser difícil o secretário acabar, nem qwue ponha 10 Ramires na colrregedoria.
ResponderExcluirMais é tudo verdade mesmo e mais.
ResponderExcluirO anônimo acima foi muito feliz. Tem conhecimento de causa e efeito. Quanto ao Advogado ABSALÃO é costumaz em fazer acerto no interior dos DP's onde seus " amigos " são lotados. Se o preso é Traficante liga pro ABSALÃO, se é Assaltante liga pro ABSALÃO, se é Estuprador liga pro ABSALÃO, se é Ladrão de Galinha não liga pro ABSALÃO !
Erra a OAB/AM em defender um pilantra desta estirpe, pois fui vítima desta QUADRILHA.
Mudei, pois não tenho ônus pra sustentar este bando preso pelo Corregedor Dr. RAMIRES, se eu na época tivesse denunciado talvez eu tivesse recebido meu dinheiro de volta.
Fez bem Dr.RAMIRES.
Fui.
Se fosse nsó o Absalão que faz acertom em delegacia a gente tava bem na foto, o problema é que é quase todos os advogados, e aí vai prender todos eles? Como já disseram o problema é difícil de ser resolvido, está no DNA da polícia e dos advogados.
ResponderExcluirFazendo acerto ou não em delegacia, o Dr. Absalão nào merecia ser preso pelo delegado Ramires, aquilo foi uma tremenda sacanagem com ele.
ResponderExcluir