terça-feira, 27 de julho de 2010

INFECÇÃO GENERALIZADA MATA EX-DEPUTADO WALLACE SOUZA

Depois de sofrer uma infecção generalizada detectada pelos médicos na madrugada desta terça-feira, o ex-deputado Wallace Souza faleceu as 16 horas de Manaus, no Hospital Bandeirantes, em São Paulo. O seu corpo será trasladado para Manaus ainda esta noite.

O caso Wallace Souza foi uma novela de muitos capítulos. E contradições também. Por trás dela, uma guerra jurídica, onde o suposto bandido era também apresentado como o "mocinho da história", injustiçado e perseguido " pelo sistema". Como em toda novela, um criador de histórias, provocando o público a cada capitulo: Moa, ou Moacir Jorge, o homem das revelações explosivas, prestou quatro depoimentos a Policia. Reunidos sob um mesmo olhar, a impressão que fica é que Moa parece um tanto confuso. Muitas contradições não foram consideradas - o que levou a defesa de Wallace Souza a denunciar uma suposta tortura psicológica" sofrida pela principal testemunha do caso.

Moa, com suas declarações bombásticas, conseguiu destruir o mito dos " Irmãos Coragem". E qual foi o principal erro dos Souza, especialmente de Wallace? Mentir, quando, não, omitir. Wallace disse que não conhecia Moacir Jorge. Ai surgiu aquela foto em que ele, o então deputado, toma banho de piscina ao lado do denunciante. A derrocada de Wallace começou ali. Depois, a certeza de que a denúncia por quebra de decoro, formulada pelo Ministério Público estadual, não prosperaria. Prosperou.

Wallace foi cassado no dia 1º de outubro de 2009, depois de ter a promessa dos deputados de que não o cassariam. E não tinham essa intenção mesmo, até aquela viagem da comitiva do governador Eduardo Braga a Berlim, levando como convidado especial ninguém menos que o presidente da Assembléia Legislativa, Belarmino Lins, que retornou certo de sua descendência germânica e de seu sangue azul.

Logo em seguida, Wallace teve a prisão preventiva decretada. Mas essa história teve outros desdobramentos. O capitulo seguinte foi a outra fase da história. Uma conspiração para "passar o sal" na juíza federal Jaiza Fraxe. Outra denúncia de Moa.

A juíza entrou em depressão. Numa de suas viagens a Salinas, em entre maio e junho de 2008, teve a infeliz coincidência de se hospedar no mesmo hotel em que o "saradão" Marcelo Terças estava hospedado com uma galera. A juíza entrou em pânico. Saiu do hotel escoltado por policiais federais. Depois, a estranha relação do escrivão de policia, Bosco Sarraf - acusado de ser o espião da organização criminosa - com o delegado Rogério Tavares, esposo da juíza.

Essa relação era tão próxima que, num de seus depoimentos, Sarraf revelou que certo dia foi chamado até a casa de Rogério Tavares onde lhe foi mostrada uma carta ameaçadora a sua esposa, a juíza Jaiza Fraxe . Rogério pediu para que Bosco levasse a carta até Wallace.


Wallace foi duplamente condenado. E sua sentença final saiu hoje. Culpado ou inocente. Ou mais um herói?

Nenhum comentário:

Postar um comentário