quinta-feira, 29 de setembro de 2011
CHOQUE DE ORDEM CONTRA A VIOLÊNCIA
Por Jota Augusto (radialista e assessor do deputado Fausto Souza) - Uma das propostas de campanha de Omar Aziz quando ele disputou o Governo do Estado, em 2010, foi a "Ronda no Bairro", que consiste basicamente na presença da polícia em todas as zonas da cidade de Manaus. Um aparato policial bem equipado e, acima de tudo, dotado de todo um sistema de informação, de maneira que o combate à criminalidade se torne muito mais eficiente.
O governador Omar tem sido uma grande revelação como administrador do nosso Estado. Acredito que o governador tem que dar como urgência-urgentíssima um "choque de ordem" na segurança, sob pena de a população começar a fazer justiça com as próprias mãos, se organizar e contra-atacar como já ocorreu um dia desses no Prosamin da Cachoeirinha. Lá, um soldado do Exército "noiado" matou a própria mãe e dois sobrinhos menores de idade, porque a mesma se recusou a lhe dar dinheiro para comprar drogas.
Observamos que a população está carente de um líder na área de segurança - um cara que passe confiança; o povo não sabe se sai às ruas e na volta ao lar encontra a família sã e salva. Os bandidos estão muito bem equipados, estão organizados. Por sinal, é uma pena dizer que o bandido está organizado, quando na verdade a segurança é quem deveria estar. Recentemente, em plena luz do dia no Amazonas Shopping, um policial foi sumariamente executado quando transportava 300 mil reais. Dizem que o policial fazia "bico" para completar o orçamento doméstico.
Cadê as câmeras do circuito interno do Shopping? Eu acho inclusive que cabe um processo dos familiares da vítima a fim de serem indenizados. Assaltos em ônibus já se tornaram rotineiros nas linhas mais distantes do Centro: os punguistas entram nos coletivos como se deles fosse dono, vão intimidando, agredindo e apatolando o celular ou o que os passageiros têm.
O povo, na realidade, gosta de ver é a "tropa" na rua, fazendo blitz, seja ela de trânsito ou pedindo documentação. Só assim ele tem certeza que algo está sendo feito.
Para finalizar, toda a sociedade tem de estar imbuída desse processo: a polícia, o judiciário, a imprensa e, claro, as pessoas de bem. Só assim não vamos mais abrir os jornais e nos depararmos com as barbáries que têm acontecido na terra de Ajuricaba.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Amigo, vejo que seu texto está muito bem politicamente correto, mas dizer que a sociedade em geral gostaria de abrir os jornais e não deparar com notícias trágicas a respeito da violência na própria sociedade é balela. Infelizmente os representantes políticos não são eleitos pelas pessoas que leem os jornais, e sim pelas pessoas que limpam a bunda com eles. Falei bem?
ResponderExcluirCombater a Criminalidade Acima de Tudo é:
ResponderExcluirSalário digno a todos os Policiais Civis e Militares e não só aos Policiais Federais (tem que ser equiparados, o que muda é apenas as atribuições).
Investimento dos recursos na Segurança Pública de verdade e não nos bolsos dos envolvidos (Politicos, Empresários e Governantes).
- Quando Manaus dispunha uma Delegacia para cada bairro a CRIMINALIDADE ERA BASTANTE REDUZIDA, mais os governantes que vivem da desgraça dos outros foram matando estes investimentos, mais ainda dar tempo.
Não existe mágica, apenas investimento e trabalho dos envolvidos.
Saúde à todos.