quarta-feira, 21 de setembro de 2011
SE DEPENDESSE DE OMAR, TIBIRIÇÁ HOLANDA JÁ ESTARIA FORA DA DIREÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA
Por Antônio Zacarias - Um político me disse ontem que o governador Omar Aziz não quer nem conversa com o defensor público-geral Tibiriçá Valério de Holanda.
Segundo a mesma fonte, desde que pipocou o escândalo envolvendo fraude no concurso da Defensoria Pública, Tibiriçá já tentou várias vezes, em vão, conseguir audiência com Omar.
Revelou a fonte que o governador já mandou pelo menos dois recados para Tibiriçá, dizendo que quer vê-lo fora do cargo.
“Ele só permanece porque é um cara-de-pau”, ressaltou.
No jornal “A Crítica” de hoje, o defensor público Ariosto Braga, membro do Conselho Superior da Defensoria Pública do Amazonas e considerado um exemplo de transparência e conduta ética, afirma estranhar a demora na escolha do próximo corregedor-geral da instituição.
Figuram na lista tríplice os defensores Ilmair Faria Siqueira, Maria Domingas Laranjeiras e José Ricardo Trindade.
Ilmair, a líder da lista, lembra que é a primeira vez, em toda a história da Defensoria, que a escolha do corregedor-geral não se deu de imediato.
Tibiriçá está protelando a escolha porque o seu candidato (dele e do sub Wilson Melo) levou peia na eleição.
Os dois queriam emplacar Gualberto Graciano de Melo, presidente da comissão que coordenou o concurso.
De acordo com Ariosto Braga, Tibiriçá tentou enfiar goela abaixo do Conselho Superior o nome de Gualberto, mas não colou. O Conselho abriu novo prazo para inscrição e assim outros defensores puderam participar do pleito.
Tibiriçá e Wilson saíram da votação botando fogo pelas ventas. Se Gualberto tivesse sido eleito, eles passariam a andar de mãos dadas com a impunidade. Pelo menos no âmbito administrativo. Afinal, os três são farinha do mesmo saco.
Até gora, no entanto, apenas Tibiriçá foi denunciado pela Procuradoria-Geral de Justiça do Amazonas. O caso já está no Tribunal de Justiça. Tibiriçá é acusado de tráfico de influência, corrupção passiva e violação de sigilo profissional.
Segundo o jornal “A Crítica” desta quarta-feira, “das 20 provas periciadas foram encontradas evidências de fraude em quatro”.
A fraude teria como objetivo aprovar o filho do defensor-geral, Tibiriçá Holanda Filho, o “Tibirinha”, e mais três candidatos: Newton Sampaio de Melo, irmão de Wilson Melo, Américo Gorayeb Neto e Luís Domingos Lins, cujo pai já foi defensor público-geral.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Seu Antônio Zacarias quanto tão te pagando pra você ficar denegrindo a imagem do Dr. Tibiriçá? Fala aí, eu pago mais.
ResponderExcluirNão me julge levando em conta seu próprio caráter.
ResponderExcluirA propósito, não estou denegrindo a imagem de Tibiriçá Holanda, estou apenas pondo o leitor a par de fatos que me chegaram ao conhecimento.
Como jornalista, tenho essa obrigação. É isso.
Mestre Zaca, parabéns por nos manter informados sobre o que stá ocorrendo na Defensoria Pública. Nãoligue para esse tipo de gente que fica com insinuaçao maldosa. Vai ver foi o próprio Tibiriçá qie escreveu o comentácio acima.
ResponderExcluirEsse tal de Tibiriçá, só tá no cargo por que os deputados nada fazem para tirar ele. O Omar não tm como tirar... só os deptados, tá na lei, então se os deputados, não tiram o homem é por que tem o rabo preso, com ele...
ResponderExcluirFiz o concurso em epígrafe e obtive classificação entre os primeiros. Se a mim fosse dado poder para punir os culpados pela fraude, poria de imediata na cadeia o defensor público-geral, o sub e o presidente da comissão que organizou o certame. Creio não haver mais dúvida de que os três são os responsáveis por tal crime.
ResponderExcluirMestre Zaca, qual é o seu e-mail? Tenho umas informações "quentes" sobre o Tibiriçá e a turma dele.
ResponderExcluirMeu caro Abelardo,
ResponderExcluirAnote aí nosso e-mail: toni.zaca@hotmail.com
Abraço fraterno do
Antônio Zacarias
Zaca já vi "caboco doido", mas vc superou de longe.
ResponderExcluirContinue mostrando para a sociedade o que os poderosos tentam esconder.
Abraços.
Valeu
Caro Jornalista
ResponderExcluirgosto de suas reportagens, sempre vejo você marcando de perto os corruptos dessa cidade, porrada nesses malfeitores eles querem se dar bem em detrimento dos demais,
Porrada no barrigudo,zarolho, malfeitor...
Ele se caba que tem parente deputado,