Omar Aziz lança programa inédito em toda a
história do Amazonas (Foto: Alex Pazuello)
história do Amazonas (Foto: Alex Pazuello)
O governador Omar Aziz lançou, nesta sexta-feira (2), o Programa Estadual de Atenção à Pessoa com Deficiência “Viver Melhor”, em Manaus. O projeto prevê o repasse de R$ 250 milhões para reforma de 20 mil casas de portadores de deficiência.
Durante a cerimônia, Aziz também assinou a ordem de serviço para reforma de 150 casas de pessoas com deficiência, atendidas pela vertente de Acessibilidade dentro do programa “Viver Melhor”.
De acordo com a última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Amazonas tem cerca de 741 mil pessoas com algum tipo de necessidade especial. Para a Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado, Vânia Suely de Melo, é preciso conhecer os casos para incluí-los ao programa.
"O projeto faz a inclusão de demandas de 30 anos passados ao atender necessidades de acessibilidade, incluindo em moradias, equipamentos, qualificação. É um programa que já nasceu vitorioso”, disse Benayon.
O “Viver Melhor” é coordenado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) e está dividido em três subprojetos – "Viver Melhor Acessibilidade", "Viver Melhor Reabilitação" e "Viver Melhor Atividades Motoras".
Omar e a primeira-dama Nejmi Aziz: preocupação
com os portadores de deficiência (Foto: Alex Pazuello)
A vertente da Acessibilidade contempla a reforma de casas de pessoas com deficiência pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), que define o projeto de adaptação em conjunto com as Secretarias de Estado de Assistência Social (Seas) e Saúde (Susam), conforme as necessidades dos beneficiários. Além da reforma, o Viver Melhor Acessibilidade contempla a distribuição de materiais e equipamentos que facilitem o dia-a-dia e o bem-estar da pessoa com deficiência, e voltado para as famílias com renda per capta de até um salário mínimo. Omar Aziz afirmou que a intenção é estender o programa ao interior do Estado.
Só lança um programa desses alguém com sentimento social e humano muito profundo, governador Omar não votei em vc mas vc está me surprendendo positivamente, Parabéns.
ResponderExcluir