segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

RONDA NO BAIRRO, CONCURSO PÚBLICO E PROGRAMA PREVENTIVO NAS ESCOLAS SÃO AÇÕES PARA COMBATER A VIOLÊNCIA NO AMAZONAS

O Estado do Amazonas vai combater a violência com ações do Programa Ronda no Bairro, que começa pela Zona Norte, aumento do efetivo das polícias Civil e Militar, e programa envolvendo polícia, escola e comunidade. A garantia é do secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas, delegado Francisco Sobrinho.

O delegado participou de audiência pública na Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), no auditório Nathanael, 4º andar, onde debateu sobre o Plano de Segurança Pública para o Amazonas, incluindo os municípios do interior, e implantação do Programa Ronda no Bairro. A discussão foi proposta pelo deputado José Ricardo Wendling (PT).

Audiência pública reuniu representantes da área de
segurança e membros da comunidade



Francisco Sobrinho salientou que o Ronda no Bairro é uma filosofia de polícia comunitária, adaptada à realidade do Amazonas. “O maior dom é a vida e temos que preservá-la”, garantiu ao afirmar que esse é um dos maiores investimentos que o Governo do Estado está fazendo na área de segurança pública.

“São 1,5 mil policiais sendo capacitados para essa ação social”, disse Sobrinho, que vê na participação da comunidade condição “sine qua non” para o sucesso do programa. “Vamos promover repressão qualificada e prevenção eficiente”, disse ele, ao anunciar para março de 2012, projeto muito parecido como o “Caravana da Cidade”, de prevenção nas escolas, envolvendo alunos, professores e pais.

De acordo com o delegado Fabiano Azevedo, que representou a Delegacia-Geral, a Polícia Civil está fazendo um levantamento de todas as deficiências do órgão, entre elas a defasagem de policiais, para serem equacionadas.

Comandante do Policiamento do Interior, o coronel George Chaves está otimista e disse que novos concursos públicos estão previstos para que a quantidade de policiais em 2.014 chegue a dez mil. “Já estamos com quatro mil policiais reciclados para o Ronda no Bairro. Além dessa formação, vão chegar mais de 200 viaturas a Manaus a partir do dia 13 de dezembro”, disse.

Respondendo pelo Comando Metropolitano, o coronel Augusto Magno informou que dia 15 chegam 70 viaturas Rangers e 30 Palios para o programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário