sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

COMENTÁRIOS CENSURADOS

Decidi criar este blog porque, entre outras razões, já não suportava mais ver meus comentários censurados por outros blogueiros, alguns dos quais, como o juiz Carlos Zamith Júnior e o Raimundo Holanda, não cansam de arvorar seu compromisso com a liberdade de expressão. Pura retórica.
O comentário que segue, censurado por Zamith, foi feito a partir de uma foto postada em seu Diário de um Juiz, na qual ele e o filho aparecem tomando banho, sorridentes, jubilosos.

OS OUTROS QUE SE DANEM!

Juiz:

Enquanto o senhor se compraz com o filho nos braços, muitos pais e mães choram a ausência de seus filhos que o senhor atirou nos calabouços de Manaus. Pergunto-me se teria o senhor alguma dor de consciência por ser responsável pelo aniquilamento de muitas famílias. Quantas pessoas o senhor já não deve ter injustamente condenado? Afinal, o nosso aparelho policial, além de corrupto e corrompido, pouco se importa com a busca da verdade. Conheço pelo menos um processo em que Vossa Excelência consubstanciou o édito condenatório por meio de declarações subjetivas de policiais. Nunca jamais, em toda a minha miserável existência, me tinha deparado com tal aberração jurídica.

X X X X X X

Este outro comentário traz observações gramaticais, pois não raro Sua Excelência atropela o português feito rolo compressor.


TROPEÇANDO NA LÍNGUA

Excelência:

A escola que o senhor frequentou certamente não tinha professor de Português, ou, se o tinha, das duas, uma: ou o senhor foi um aluno extremamente relapso, displicente, ou o senhor tratava (e talvez ainda trate) nosso idioma pátrio da mesma maneira como os nazistas tratavam os judeus durante a Segunda Guerra Mundial: com absoluto desdém. Não foi outra a dedução a que cheguei ao deparar-me com mais uma de suas "pérolas" linguísticas: "Pois é, o Antonio (Antônio é palavra paroxítona terminada em ditongo; portanto, acentuada) Zacarias não TEM noção da importância de seu conhecimento se DEIXASSE de lado a soberba e a arrogância." Como ousa o senhor, um Juiz de Direito, desferir tão rasteiro golpe na soberba língua portuguesa? Onde está a correspondência temporal? "Tem", Excelência, é forma verbal do presente; "deixasse", do passado. Como se não bastasse tamanha impropriedade, o senhor ainda lasca o advérbio "não" na frase, que deveria, de conformidade com a nossa gramática normativa, ser construída assim: Pois é, o Antônio Zacarias teria (futuro do pretérito) noção da importância de seu conhecimento se deixasse (pretérito imperfeito do subjuntivo) de lado a soberba e a arrogância.
Da próxima vez, fornercer-lhe-ei o número da minha conta bancária, para que o senhor, homem justo (que Deus me perdoe!), remunere-me pela aula. Afinal, o magistério é meu mister.

X X X X X

Eis mais um comentário censurado, desta feita pelo Blog do Holanda. Talvez a censura se deva ao fato de Holanda ter interesse pessoal na destruição moral dos irmãos Souza, por fidelidade ao seu patrão e senhor, o empresário Francisco Garcia, de quem Carlos Souza tomou o PP.

Vamos lê-lo:

SEDE DE JUSTIÇA OU DE NOMEADA?

A insensibilidade da força-tarefa e, especialmente, do juiz Mauro Antony e do promotor de justiça Alberto Nascimento Júnior no que tange à precária saúde do ex-deputado Wallace Souza, nos faz pensar que vige no País a pena de morte. Ninguém, nem mesmo o mais frio e cruel criminoso (o que, cuido, não é o caso de Wallace), deve ter o seu inalienável direito à vida atirado no lixo. Dúvida não há de que os reiterados depoimentos prestados pelo ex-deputado na Beneficente Portuguesa agravaram o seu já debilitado quadro clínico. Confesso que cheguei a vislumbrar, na força-tarefa, um certo prazer mórbido em fustigar o ex-deputado num leito de hospital. Seria sede de justiça ou sede de nomeada? Decida o leitor entre uma e outra.

22 comentários:

  1. Mestre Zaca,

    Como faço pra falar com o senhor? Gostaria muito de ser sua aluna. Há muito tempo não via um cara tão bom de português como o senhor. Se escrevendo o senhor já ensina bem, imagina ao vivo e em cores, deve ser demais. Ponha um telefone no blog para que eu ligue, e parabéns, o blog está excelente.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Mestre:
    Gostei muito do seu blog. Os textos são impecáveis do ponto de vista gramatical. Como eu gostaria de o ter como professor. Por essas bandas a não é muito fácil a gente encontrar um professor de Português como o senhor. Mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Mestre Zaca,
    Concordo quando o senhor diz que a força-tarefa quer acabar com a vida do Wallace. Parece que eles são a favor da pena de morte. Todos sabemos das acusações contra ele, mas a verdade é que ele tá morrendo, precisa de cuidados médicos especiais, precisa da família por perto. Onde estão as entidades de defesa dos direitos humanos? Não estão fazendo nada por vingança, porque o Wallace era contra essas entides?

    ResponderExcluir
  4. Professor,
    Noto um pouco de raiva nas suas críticas a profissionais que escrevem mal. Acho que o senhor deve está (permita-me o lugar-comum) de saco cheio que tanto desdém à nossa língua. Estou certo? Gostaria de saber onde o senhor leciona. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um estudioso da língua de Camões tão dedicado como o senhor.

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito do Zamith, mas cansei de vê-lo censurando alguns comentários meus. E deixar passar alguns do mesmo teor quando é de algum colega de Magistratura.
    Quanto aos erros de portugês sinceramente acho que o Zamith escreve muito bem.
    E quanto a foto, o Blog é dele, ele coloca a foto que achar melhor.
    Você não é o dono da verdade!

    ResponderExcluir
  6. Caro Anônino:
    O juiz Carlos Zamith Júnior está longe de escrever bem, quanto mais "muito bem". Para atingir o primeiro diapasão - escrever bem -, teria ele que dominar pelo menos as regras elementares da nossa língua. Noutro dia li texto de Sua Excelência com indicação de ocorrência de crase antes de um vocábulo masculino: "...à prefeito...", escreveu ele. Esse tipo de erro é típico de gente iletrada. Quanto a ser dono da verdade, nunca jamais arvorei tal sandice.

    ResponderExcluir
  7. Você anda reclamando dos outros blogs das censuras realizadas, então quero ver se vai publicaria este.
    Seu comentário no final de que "o mais frio e cruel criminoso", que não seria o caso de Wallace, me leva a três alternativas:
    i) você é Deus, onisciente dos atos de todas as pessoas;
    ii) você é o Wallace, usando o pseudônimo Antônio Zacarias;
    iii) você é um bajulador dos Souza, que estão longe de serem santos.
    Como não acredito que Deus postaria diretamente aqui, bem como não acredito que o Wallace tenha perfil para este tipo de atividades, acho que a terceira alternativa é a mais viável. No entanto, não sei por que motivo ou a que preço, e, sinceramente, não estou nem aí. Só ajuda a ver de que lado você está.

    Quanto a ficar pegando no pé de quem tropeça no português, se cuida para que não seja você o tropecente. Como você deve saber do conhecido ditado que fala de telhado de vidro, não preciso repetir.

    ResponderExcluir
  8. Antônio Zacarias, nosso língua pátria é muito difícil mesmo. Existem tantas regras, usos do por que/porque/por quê/porquê, acentuações, concordâncias, tempos, adverbios, pronomes, preposição,sujeito, predicado e um porrilhão de outras merdas.
    O exemplo da crase na frente do masculino que vc citou...
    Não tenho um décimo do seu conhecimento de português, mas li um artigo de um JORNALISTA, coloco em destaque porque/por que trata-se de um profissional que precisa conhecer profundamente o português, que dizia: "A regra do porque deveria ser abolida e usar só o porque junto e sem acento, pois quem lê ou ouve, entende da mesma forma."
    Por quê = Sempre que a palavra que estiver no final da frase, não importando qual seja elemento que surja antes dela.
    Porque = Estará ligando duas orações.
    Porquê = É um substantivo, somente poderá ser utilizado quando for precedido de artigos e etc.
    Por que = Junção da preposição por com o pronome interrogativo que, e blá, blá...
    Vc pode gostar de português, mas que essa porra da nossa lingua é chata pra caralho ela é!

    ResponderExcluir
  9. Antônio Zacarias, se for esse mesmo o seu nome vc é meu xará, mas todos me conhecem por Toinho.
    Não gosto de me sconder por trás do anonimato, acho coisa de covarde, sou homem.
    Vc está sendo no mínimo injusto com o meu amigo Zamith, vc tem razão que as vezes ele censura alguns comentários, já fui vítima disso, fiquei até puto com ele e falei pra ele.
    Quanto ao afirmar que ele não é um juiz justo, aí vc beira o absurdo.
    Conheço o Zamith quando o mesmo ainda era acadêmico de direito.
    O Zamith tem um bom patrimônio adquirido quando ainda advogado e devidamente declarado quando do seu ingresso na magistratura, portanto, exerce a magistratura sem precisarmacular sua honra!
    Como vc pode dizer categorigamente que ele condenou alguém injustamente?
    Vc já ouviu falar do convencimento do Juiz?
    Vc diz que ele em um determinado caso se baseou nos depoimentos dos policiais. Não posso dicutir com vc quando vc diz que nossa polícia é corrupta. Isto é fato! e contra fato não existe argumento! Mas vc que se arvora a ser o fodão, comete uma injustiça (ainda bem que vc não é juiz) maior do que vc acusa o Zamith. Joga toda a policia (PM, Civil e PF) com todos seus membros na "vala comum" como se todos fossem corruptos, não são, a maioria até pode ser, mas não são todos de jeito nenhum!
    O Zamith atua na vara criminal há muito tempo, com certeza ele sabe os policiais que pode confiar e quem não pode.
    Quanto ao fato de mandar pra cadeia, é o ofício dele, quando estão presentes os requisitos legais para manter o réu em custódia. no dia que vc for vítima ou alguém da sua família (Deus queira que não seja) de um bandido com arma na mão, com certeza vc irá levar seus pensamentos para a polícia e para o judiciário: Por que esse filho de uma puta não está preso?
    Se errei alguma coisa de português nesse comentário não precisa me corrigir não, não sou nenhum Aurélio Buarque de Hollanda, sei da minhas limitações no português.
    Ainda não consegui colocar meu nome nessa porra, por isso saí como anonimo e tenho que me identificar no comentário.

    ResponderExcluir
  10. Ilustres comentaristas:
    Jamais censurarei comentário, ofenda-me ou não. Durante a ditadura militar, sofri muito com a presença de censores na redação do jornal em que eu trabalhava. Dias difíceis aqueles. Deixaram-me marcas indeléveis. Já disse isso em outra matéria deste sítio.

    VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO!!!

    Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  11. Insignes comentaristas:

    Sou polemista por excelência. Creio que o debate, por mais caloroso que seja, por mais animosidade que ele possa encerar, nos faz dar saltos qualitativos, nos alarga a percepção da realidade, nos torna mais conscientes, mais participativos... Ao contrário de muita gente, não tenho a paixão do arruído, do cartaz, do foguete de lágrimas. O que me atrai é a polêmica, a boa polêmica, a polêmica que ensina. É mais ou menos isso.

    Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  12. "Juiz:

    Enquanto o senhor se compraz com o filho nos braços, muitos pais e mães choram a ausência de seus filhos que o senhor atirou nos calabouços de Manaus. Pergunto-me se teria o senhor alguma dor de consciência por ser responsável pelo aniquilamento de muitas famílias."

    Vamos nos nivelar pelo teu raciocínio retardado.
    Quantos filhos, pais, mães, esposas e etc choram a ausência dos entes que foram vítimas dos bandidos que o Dr. Carlos Zamith mandou pra cadeia e que lá apodreçam! pois se saírem outras vidas estarão correndo perigo. Ao que parece tu so és bom em português e burro que nem uma anta em qualquer outra matéria.
    Vai pro inferno.

    ResponderExcluir
  13. Caro Anônimo:
    As asnices que saíram da sua boca (não digo do cérebro, porque certamente você não o tem) são tantas, que sou capaz de apostar minha cabeça que a sua árvore genealógica remonta à época dos répteis diapsidas.

    ResponderExcluir
  14. Não adianta vir com palavras bonitas tu já demonstrou nessa merda, que apesar de merda, vou vir sempre aqui pra deixar meus comentários. Tu és um imbecil esférico, da forma que te olhar tu és um imbecil. Tomara que tenham te enrabado no tempo da ditadura e não duvido que não tenhas gostado.

    ResponderExcluir
  15. Caro Anônimo:

    A minha suspeita, de que a sua árvore genealógica começou a ser construída na era Paleozóica, acaba de se confirmar. Sem sombra de dúvida, você é um legítimo representante dos dinossauros.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. toinho, esquece esse juiz (papagaio velho não aprende a falar)e segue em frente.

    ResponderExcluir
  18. Nesse blog não havia censura?
    Por que foi removido uma postagem?
    Já começou...

    ResponderExcluir
  19. Caro Toinho:
    Suprimi o comentário porque o autor se apresentou com o meu nome. Foi isso.

    Abraço fraterno do
    Antônio Zacarias.

    ResponderExcluir