segunda-feira, 15 de março de 2010

CASTELO BRANCO, UM DOS MAIORES JORNALISTAS DO BRASIL, PARABENIZA BLOG PELO “BELÍSSIMO TRABALHO DE JORNALISMO INVESTIGATIVO”

José Maria Pedrosa Castelo Branco, um dos maiores jornalistas do Brasil, dono do jornal “REPÓRTER”, de circulação semanal em Manaus, enviou e-mail para este blog, no último dia 11, parabenizando-lhe “pela sua transparência, pelo compromisso mais do que claro com a liberdade de imprensa, pelo belíssimo trabalho de jornalismo investigativo”.


Eis a íntegra do e-mail:


Olá Zacarias

Parabéns pelo blog, pela sua transparência, pelo compromisso mais do que claro com a liberdade de imprensa, pela coragem de expor os fatos sem tergiversação, enfim, pelo belíssimo trabalho de jornalismo investigativo que, infelizmente, pouco é praticado pela imprensa local cada dia mais amorfa e sem proposta editorial definida. Confesso-te que o teu blog, que até então não conhecia, encheu-me de orgulho não só pelo seu valor conteudístico, mas sobretudo pela intrepidez de sua divulgação. Pratico jornalismo há quase trinta anos em Manaus e por todas os veículos pelos quais passei - jornal, rádio, televisão e internet (portal Terra) - sempre me senti frustrado e ressentido por falta de liberdade. Hoje, graças a iniciativa de minha falecida e saudosa companheira, Joaquina Marinho, tenho, como você, o meu próprio jornal. Trata-se de um semanário - REPÓRTER - que sobrevive a duras penas, sem recurso, sem publicidade, mas sem jamais precisar se amesquinhar aos interesses de ninguém.
Não deveria falar tanto de mim - José Maria Pedrosa Castelo Branco -, mas não resisti. Fechei os olhos e percebi (perdoe-me pela presunção) que o meu trabalho tantas vezes compartilhado com o da jornalista investigativa Joaquina Marinho é muito parecido com o seu. Parabens, Zacarias. E obrigado pela nova escola que a partir de hoje nos orgulhamos de ser o seu mais novo aluno.

Saudações,

Castelo Branco

6 comentários:

  1. Zacarias,
    Parabens pelo Blog, agora sim temos um espaço verdadeiramente democratico para expor ideias.
    Saudações.
    Dr. Samuel Fodemberg

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Dr. Samuel, esse BLOG é de fato o mais deocrático do Amazonas. Aqi não há censura. Todo mundo pode dizer o que pensa. Parabéns, querido Antônio Zacarias!

    ResponderExcluir
  3. O Castelo Branco tem razão quando diz que este blog é um xemplo de respeito à liberdade de expressão. Parabéns, mestre Antônio Zacarias!

    ResponderExcluir
  4. Zacarias,
    Concordo com você, o Castelo é um dos mais talentosos jornalistas do nosso país. E é também um cara com uma fibra impressionante. Aguentar o que ele está aguentando após o falecimento da Joaquina... Poucos conseguiriam.
    Mas também concordo com o próprio Castelo: Você é um mestre! Textos corajosos e bem escritos.
    Reconheço em tí o talento do Ismael Benigno. O diferencial é que você mostra imparcialidade e honestidade (enquanto o rapaz malfazejo é um grande canalha!).
    Continue assim, cara! Existem muitos leitores e admiradores a serem conquistados!

    ResponderExcluir
  5. Carlina, o sobrenome do Ismael deveria ser Maligno, pois de benigno ele não tem nada. Faço coro com vocês e o Castelo Branco: o Antônio Zacarias é o cara. Poucos jornalistas escrevem tão bem quanto ele, e também poucos são tão imparciais quanto ele. Ele e o Castelo Branco formariam uma dupla magnífica!
    Parabéns pelo excelente trabalho jornalístico, mestre Zaca!

    ResponderExcluir
  6. O Castelo Branco está corretíssimo ao dizer que este blog valoriza a liberdade de expressão. Ainda não tinha encontrado na internet um blog tão democrático como este. O mestre Zaca não censura nada, até comentários contra ele são publicados. Parabéns, mestre Zaca!

    ResponderExcluir