terça-feira, 13 de julho de 2010

"ESTACIONAMENTO LEGAL" VAI ORGANIZAR O CENTRO DE MANAUS


Por Marilza Mascarenhas - Dentre os problemas encontrados no sistema de trânsito de Manaus, os estacionamentos, horários de operações de carga e descarga e ordenamento de pontos de táxi são fatores que influenciam diretamente a circulação de veículos. O Programa “Estacionamento Legal” cria diretrizes para minimizar esse quadro e essas novas normas têm como área de abrangência o Centro e uma região denominada Quadrilátero, que tem como limites o Boulevard Álvaro Botelho Maia, Av. Darcy Vargas, Ephigênio Salles, Avenida Constantino Nery e Avenida Paraíba.

As ações voltadas para o estacionamento envolvem a criação de alternativas para o aumento da oferta de vagas, por meio dos sistemas zonas Azul e de Restrição. A zona Azul é um sistema de controle de uso de vaga de estacionamento rotativo, por meio de tíquetes, voltados para os veículos de passeio. Seu objetivo é aumentar a rotatividade do uso dessas vagas. Paralelamente a esse sistema, vai ser implantada a zona de Restrição, outra medida fundamental que pretende limitar a circulação de veículos de carga (veículos pesados) em determinadas áreas e horários, onde o trânsito de veículos é mais crucial. Essa intervenção ocorrerá, prioritariamente, na área do Quadrilátero, no Centro e na Manaus Moderna.

As normas que conduzirão esse sistema estabelecem que os veículos de carga com capacidade acima de cinco toneladas poderão circular somente no período entre 21h e 6h. Aqueles com capacidade até cinco toneladas terão o horário de circulação livre, porém, deverão obedecer indubitavelmente à sinalização quanto aos locais permitidos para parar e estacionar.

Ainda incluso no Programa “Estacionamento Legal”, está o ordenamento dos pontos de táxis alojados nas áreas de abrangência do projeto. Com a implantação do programa, serão disponibilizados e distribuídos estrategicamente 88 pontos. Cada um terá quantidade máxima de veículos. Os veículos que excederem a quantidade preestabelecida poderão se concentrar no Edifício Garagem, que será revitalizado, e servirá como base de apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário