quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

CASA EM ÁREA DE RISCO É DEMOLIDA PELA DEFESA CIVIL



 Por Raonny Oliveira (as fotos também são dele) - A Defesa Civil Municipal demoliu na tarde desta quarta-feira (11) uma casa de madeira que estava sendo construída em uma área de risco, localizada em um barranco na comunidade Meu Bem Meu Mal, na Compensa, Zona Oeste de Manaus.

A região é constantemente monitorada pela Prefeitura por apresentar um histórico de deslizamentos de barranco. Apesar disso, os moradores insistem em construir casas no local, colocando suas vidas em risco.

Com as fortes chuvas neste período do ano em Manaus, a Defesa Civil reforça o monitoramento de famílias que moram neste tipo de região.


 “Estas áreas são divididas em graus de risco. Apesar de boa parte da comunidade estar localizada em um barranco, o proprietário do imóvel em questão construía sua casa em um local considerado de risco iminente de desabamento. Por isso, o órgão teve de se antecipar para evitar uma possível tragédia”, explica o tenente José Lopes Marinho, chefe da Divisão de Resposta da Defesa Civil.

O proprietário foi acolhido por parentes que moram na própria comunidade Meu Bem Meu Mal.

A ação contou com o apoio da Guarda Municipal Metropolitana.

RESISTÊNCIA

Atualmente, o principal obstáculo que a Defesa Civil enfrenta não é a força da natureza e sim a resistência das pessoas em deixar as áreas de risco.


“Muitas pessoas por morarem muito tempo em certos locais não admitem que correm perigo. Contudo, a geografia amazônica é muito volátil e uma forte chuva pode fazer com que um barranco que nunca havia dado sinal de fragilidade venha a desabar”, explica Lopes Marinho.

RISCO IMINENTE

A Defesa Civil orienta a moradores que identifiquem qualquer situação de perigo que saiam de casa para um local seguro e acionem o órgão. Uma vez feita a ocorrência, os agentes irão até o local para verificar as condições da edificação ou terreno.


Após o levantamento da situação, a Defesa Civil aciona outra secretaria de acordo com o que foi constatado no local. “Se o problema for um caso de uma drenagem acionamos a Seminf, se gerar desabrigados acionamos a Semasdh ou outra secretaria que venha ajudar a resolver o problema, na realidade a Defesa Civil somos todos nós”, exemplifica Cláudio Belém, diretor de operações do órgão.

Para acionar a Defesa Civil basta ligar para o número 199.

Nenhum comentário:

Postar um comentário